Dicas para passar a roupa a ferro
Existem lares em que se há a possibilidade de pagar por esse serviço. Esses privilegiados não se preocupam com essa cansativa rotina de passar, porém para a maioria das pessoas, não há como fugir da tarefa. Embora a indústria têxtil esteja cada vez mais usando tecnologia para garantir praticidade a nossa vida, ainda são poucas as roupas que não precisam dos ferros de passar. Logo conhecer dicas para facilitar a tarefa de passar as roupa é algo extremamente recomendado para uma rotina menos cansativa.
O ideal é sempre juntar várias peças de roupa para passá-las de uma só fez, evitando um gasto maior de energia. Um ferro bom e apropriado é fundamental para garantir a eficiência do trabalho. Existem os ferros a vapor e os a seco. Os ferros a vapor acabam com os vincos das roupas. Os melhores aparelhos são aqueles com graduação de temperatura para diversificados tipos de tecido. Antes de começar a passar, é necessário observar se a parte debaixo do ferro está limpa para evitar que passe a sujeira para as roupas. Se estiver sujo, deve ser limpo com um pano seco, antes de usá-lo. Antes também de passar é melhor separar as roupas lavadas pelo seu tipo de tecido. Isso garante economia de tempo e energia elétrica.
Para roupas muito amassadas a dica é usar sempre o ferro com vapor. É importante também olhar as etiquetas das roupas. Nelas estão as recomendações adequadas de temperatura para passá-las. Caso não constem essas informações, o ideal é ir graduando a temperatura aos poucos e ir testando até conseguir desamassar a peça. Roupas úmidas são mais fáceis de passar do que as totalmente secas. Logo, passar as roupas quando elas ainda estão úmidas é uma dica que facilita o trabalho da dona-de-casa. As primeiras roupas a serem passadas devem ser aquelas que exigem uma temperatura menos quente e as últimas as que precisam de mais calor. As roupas que têm muitos detalhes como aplicações, emborrachados, fitas, miçangas e bordados não podem receber diretamente o ferro. O indicado é passá-las com um pano por cima ou do avesso. Existem produtos a venda no mercado que facilitam a atividade. Eles podem ser usados tranquilamente, pois garantem eficácia e economia de tempo.
A tábua de passar é muito importante no auxílio a essa tarefa doméstica. Ela ajuda no encaixe certo das roupas. Para calças e camisas é primordial. Sem dúvida a peça que mais dá trabalho na hora de passar as roupas são as camisas sociais. A melhor maneira é começar a passar as laterais da peça, depois as costas e a parte da frente. Deve-se deixar o colarinho e os punhos por último. É importante esperar a peça esfriar antes de guardá-la. Já as calças devem ser vestidas na tábua, passadas pelo avesso a começar pelos bolsos e depois passadas novamente pelo lado certo.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
05-06-2014 às 18:09:19Já até aconteceu comigo de queimar a roupa, de tão fina que ela era. Mas, sabendo agora dessas dicas, fiquei mais segura da próxima vez.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Fabiana
10-08-2010 às 20:32:29Dicas excelentes! ão tem coisa pior do que passar roupa, sorte minha que agora a máquina que comprei (uma da LG com abertura frontal) tem secadora embutida que deixa as roupas hiper macias, algumas peças nem precisam ser passadas depois^^
¬ Responder