Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Como cortar cebola sem chorar

Como cortar cebola sem chorar

Comentários: 1
Como cortar cebola sem chorar

Há quem goste muito da culinária mas na hora de cortar a cebola fica difícil e todos gostam de escapar. Porquê, um tão grande problema com um vegetal simples e tão utilizado nos temperos. Evidentemente que é por causa do seu cheiro e lacrimejar na hora de as descascar e cortar. Apesar do gosto pela confeção dos alimentos há quem deixe esta parte para os maridos ou filhos ou quem sofra menos com este problema.

Mas como a cebola é essencial na maioria dos temperos há que arranjar uma solução para minorar os seus efeitos negativos. O ardor dos olhos deixa as pessoas quase sem ver e com irritação. Assim urge procurar alternativas para os olhos ficarem ilesos. Na realidade o que faz com que os olhos se encham de lágrimas são os gases que a cebola liberta ao ser cortar. Estes em contacto com a água dos olhos reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Como o organismo tem que se defender produz as lágrimas para evitar o ardor. No entanto há maneiras de reduzir estes efeitos ou torná-los menos desagradáveis.

O melhor quando se pretende descascar e cortar cebola è abrir a torneira com um fio de água enquanto se corta, Molhá-la para que os gases não cheguem aos olhos, cortá-la dentro de uma bacia cheia de água e ligar um ventilador. Há quem opte por colocar uns óculos de sol ou de natação, cortar com uma faca bem afiada e tomar um copo de água gelada. Deste modo evita-se que os olhos estejam sempre a lacrimejar. A enzima contida na cebola produz o gás, cujas células se rompem ao serem cortadas, deixando escapar o seu composto denominado enxofre e que dispara com as lágrimas dos olhos. È este enxofre que em contacto com a atmosfera vira gás e s espalha pelo ambiente. Em contacto com os olhos vira ácido sulfúrico, que irradia para os olhos.

Outra coisa desagradável do contacto com este vegetal é deixar um cheiro desagradável e difícil de sair. Para tirar este cheiro das mãos devem lavar-se com água e açúcar ou água e laranja. No fim é conveniente passar um creme próprio para as mãos para evitar que sequem em demasia. Como as mãos são uma parte do corpo muito visíveis devem estar sempre bem tratadas. O seu contacto ao frio, água e poluentes faz com que envelheçam mais rápido. Com a ajuda de um creme elas podem manter-se sempre perfeitas.

Teresa Maria Batista Gil

Título: Como cortar cebola sem chorar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

796 

Imagem por: iLoveButter

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    07-06-2014 às 13:09:53

    Aaaai, sempre choro ao cortar a cebola. Farei essas dicas e muito obrigada!Não conhecia essa de lavar a cebola com todo esse procedimento, adorei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Como cortar cebola sem chorar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: iLoveButter

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios