Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Como cortar cebola sem chorar

Como cortar cebola sem chorar

Comentários: 1
Como cortar cebola sem chorar

Há quem goste muito da culinária mas na hora de cortar a cebola fica difícil e todos gostam de escapar. Porquê, um tão grande problema com um vegetal simples e tão utilizado nos temperos. Evidentemente que é por causa do seu cheiro e lacrimejar na hora de as descascar e cortar. Apesar do gosto pela confeção dos alimentos há quem deixe esta parte para os maridos ou filhos ou quem sofra menos com este problema.

Mas como a cebola é essencial na maioria dos temperos há que arranjar uma solução para minorar os seus efeitos negativos. O ardor dos olhos deixa as pessoas quase sem ver e com irritação. Assim urge procurar alternativas para os olhos ficarem ilesos. Na realidade o que faz com que os olhos se encham de lágrimas são os gases que a cebola liberta ao ser cortar. Estes em contacto com a água dos olhos reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Como o organismo tem que se defender produz as lágrimas para evitar o ardor. No entanto há maneiras de reduzir estes efeitos ou torná-los menos desagradáveis.

O melhor quando se pretende descascar e cortar cebola è abrir a torneira com um fio de água enquanto se corta, Molhá-la para que os gases não cheguem aos olhos, cortá-la dentro de uma bacia cheia de água e ligar um ventilador. Há quem opte por colocar uns óculos de sol ou de natação, cortar com uma faca bem afiada e tomar um copo de água gelada. Deste modo evita-se que os olhos estejam sempre a lacrimejar. A enzima contida na cebola produz o gás, cujas células se rompem ao serem cortadas, deixando escapar o seu composto denominado enxofre e que dispara com as lágrimas dos olhos. È este enxofre que em contacto com a atmosfera vira gás e s espalha pelo ambiente. Em contacto com os olhos vira ácido sulfúrico, que irradia para os olhos.

Outra coisa desagradável do contacto com este vegetal é deixar um cheiro desagradável e difícil de sair. Para tirar este cheiro das mãos devem lavar-se com água e açúcar ou água e laranja. No fim é conveniente passar um creme próprio para as mãos para evitar que sequem em demasia. Como as mãos são uma parte do corpo muito visíveis devem estar sempre bem tratadas. O seu contacto ao frio, água e poluentes faz com que envelheçam mais rápido. Com a ajuda de um creme elas podem manter-se sempre perfeitas.

Teresa Maria Batista Gil

Título: Como cortar cebola sem chorar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

796 

Imagem por: iLoveButter

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    07-06-2014 às 13:09:53

    Aaaai, sempre choro ao cortar a cebola. Farei essas dicas e muito obrigada!Não conhecia essa de lavar a cebola com todo esse procedimento, adorei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Como cortar cebola sem chorar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: iLoveButter

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios