Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > As minhocas dão uma ajuda no seu jardim

As minhocas dão uma ajuda no seu jardim

Visitas: 20
Comentários: 1
As minhocas dão uma ajuda no seu jardim

Muitas são as pragas que podem atacar o seu jardim destruindo rapidamente com a sua beleza. É necessário, nestes casos, acabar com elas antes que elas acabem com ele. Mas, não se engane, há bichos que podem parecer maléficos e são de extrema importância para a saúde das suas plantas. As minhocas vermelhas que muitas vezes são encontradas na superfície da terra ou a poucos centímetros de profundidade podem parecer uma praga, mas na verdade estão contribuindo para que as suas flores cresçam bonitas e saudáveis.

O trabalho das minhocas

Sabia que num terreno fértil, em cada metro quadrado podem ser encontradas entre setenta e cem minhocas de espécies diferentes? No entanto, são as minhocas vermelhas, aquelas que podem dar uma ajuda preciosa. Senão vejamos o fruto do seu trabalho.

As minhocas vermelhas ao alimentarem-se dos restos orgânicos, que se encontram na parte superior da terra estão a melhorar a disposição da terra, uma vez que a remexem permitindo desta forma o seu arejamento. Este trabalho vai também permitir uma melhor absorção da água e um melhor escoamento da mesma.

Depois de se alimentarem, as minhocas como qualquer ser vivo elimina os seus excrementos. Estes vão aumentar os níveis de fósforo e de azoto da terra em sete vezes mais comparativamente a uma terra onde não existem minhocas. O cálcio dessa mesma terra é também aumentado duas vezes mais. Para além destes benefícios dados gratuitamente à terra os referidos excrementos são também ricos em enzimas, bactérias e outras substâncias que vão ativar a vida da terra.

O húmus da minhoca

São estes excrementos da minhoca, que depois de passarem pelo seu sistema digestivo, ao serem depositados na terra que são conhecidos como húmus da minhoca. Face ao exposto é fácil de perceber que este húmus é o fertilizante mais natural que pode oferecer às suas plantas do jardim ou aos vegetais da sua horta. Em nada pode ser comparado aos fertilizantes comprados e que têm na sua composição detritos de galinhas, porcos ou outros animais.

Num próximo trabalho pode consultar as dicas necessárias para construir o seu minhoqueiro e ter fertilizante para as suas plantas.


Isabel Costa

Título: As minhocas dão uma ajuda no seu jardim

Autor: Isabel Costa (todos os textos)

Visitas: 20

727 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 18:48:23

    E eu, que sempre achei que elas atrapalhavam o jardim....hehhe. Muito bom o esclarecimento que a minhoca ajuda no jardim. Valeu!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - As minhocas dão uma ajuda no seu jardim

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios