LCD ou Plasma – Qual o melhor?
Pois é assim que o nosso consumismo começa a borbulhar e muito rapidamente nos sentimos tentados a procurar uma televisão maior, mais leve à decoração e muito mais agradável à vista. Da tentação, passamos rapidamente à procura, mas se julga que da procura passamos com uma velocidade alucinante à compra, está enganado.
Mal chegamos às lojas, deparamo-nos com uma quantidade de factores, marcas, preços, tamanhos e uma questão muito importante. Devemos escolher um LCD ou um Plasma?
Embora não pareça, as diferenças existem, e se estudar um pouco, vai ver que podem ser substanciais. Ora aqui vamos a elas.
Para começar, apresentamos o LCD. Um LCD tem uma melhor imagem quando comparado ao Plasma. A nitidez da imagem, contraste e resolução e o áudio, fazem com que o LCD ganhe pontos. Um LCD tem um consumo constante, pois funciona através de uma fonte de luz. Esta fonte de luz trabalhada pelos pixéis, utiliza sempre a mesma energia. Os pixéis aqui funcionam através da mesma fonte de luz.
Relativamente ao Plasma, a energia gasta é muito superior. Como a imagem é bastante nítida e adapta-se conforme a luminosidade da sala, a busca da perfeição é automática e constante. Isto é, se tiver claridade na sala, o Plasma adapta a sua imagem de uma forma, mas se a sala estiver muito escura, a adaptação para que a imagem seja de uma nitidez extraordinária, gasta bastante energia. Num plasma cada pixel tem a sua própria fonte de luz.
Quanto aos valores, podem ser variados, mas com o mesmo tamanho de aparelho, os plasmas são mais caros.
Quanto aos tamanhos, se a sua sala for pequena, opte por um aparelho médio. Os danos aos olhos existem e não é por o ecrã ser plano que vão deixar de existir. As polegadas mais consumidas no mercado Português são de 32p. a 40p., mas há quem goste do exagero e opte por uma de 50p., cujo preço é exorbitante.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
04-06-2014 às 06:16:15Prefiro a TV LCD, pois são bem mais econômicas, com uma imagem de dar inveja.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia