Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > Altifalantes ainda existem?!

Altifalantes ainda existem?!

Categoria: TV HIFI
Comentários: 1

Um altifalante é um dispositivo que converte sinais eléctricos em ondas sonoras, que podem ser divididas em três taxas de frequência: tweeter (respondem aos agudos), mid-range (respondem aos sons médios) e woofer (sons graves).

Estes sistemas são usados em todo o tipo de aparelhos que amplia a frequência do som.

Foi nos anos 1920 que apareceram os fonógrafos mecânicos, os primeiros métodos para ampliação de frequências dos sons.

Estes sistemas, conhecidos principalmente nas grafonolas, tinham um cone acústico que vibrava quando a agulha passava pelos sulcos criados nos discos.

Nos dias de hoje ainda é possível adquirir estes aparelhos, principalmente em antiquários e lojas de artigos em segunda mão, ainda que seja necessário trabalho de restauração em muitos deles. 

Desde os anos 1930 que se usam os fonógrafos eléctricos. Nestes, a corrente eléctrica é transformada em vibrações mecânicas para reconstituir o som inicial. O altifalante é constituído pela bobina, pelo diafragma, por um íman e pela caixa acústica.

De um modo muito resumido, o som produzido pelo altifalante é uma turbulência causada pelo movimento do diafragma. Esta turbulência permite-nos sentir toda a vibração do som quando estamos perto de um altifalante. Todo este processo está montado dentro de uma caixa acústica, o que melhora a reprodução de som. 


Rua Direita

Título: Altifalantes ainda existem?!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-06-2014 às 07:45:51

    Fantástico texto sobre os alto-falantes!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Altifalantes ainda existem?!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios