Quando os telemóveis afectam as relações sociais
Já não conseguimos estar um pouco sem ouvir o seu toque em qualquer lugar, ou seja aonde quer que vamos, temos que ouvir os telefonemas das pessoas que se cruzam diariamente connosco. Ao longo do dia, seja no trabalho, no café, no banco ou na rua o seu toque é tão familiar como a água que bebemos. E mesmo num encontro de amigos ou outro lá está o toque a cortar o diálogo e a sugerir outras coisas. Neste caso torna-se indesejável por não permitir conversar sem interferência de terceiros.
Deste modo o telemóvel pode tornar-se um impedimento às relações sociais e até de rotura das mesmas. Além de inconveniente pode afectar pessoas mais sensíveis como por exemplo entre casais. Parece que alguém está sempre interrompendo conversas e outras coisas do quotidiano.
Não admira pois que as relações sociais estejam cada vez mais degradadas e isoladas. As pessoas fecham-se num mundo de uso excessivo de computador e telemóvel cortando também a comunicação.
Se por um lado aproxima por outro distancia. Este é o reverso dos meios de comunicação. Há uma maior abertura ao mundo mas um maior isolamento. Daí os problemas sociais aumentarem bem como certos perigos.
Há muita gente na sua dependência pois nem conseguem sair de casa sem ele, voltam ao carro se por acaso o esqueceram, faltam a compromissos por interferência de terceiros.
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
02-06-2014 às 16:38:34Isso é um grande problema hoje em dia. As pessoas não largam mais o celular para nada! Você vai na parada de ônibus, durante um almoço, nas lojas, as pessoas estão todo o tempo conectadas no celular. Até mesmo com o namorado, isso é ridículo. Vamos nos desprender disso e curtir mais as pessoas que amamos.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia
- Sofia Nunes
15-09-2012 às 13:55:28Aborda um tema muito atual, que é objeto de muitos estudos por parte de cientistas sociais, para além de ser uma preocupação óbvia de pais e educadores. Quando usados por pré-adolescentes e adolescentes sem qualquer contenção ou controlo (que crescerão para se tornar adultos sem noção da realidade das relações sociais) os telemóveis podem ser problemáticos. Quando não estamos frente a frente com as pessoas com quem estamos a falar, as ofensas tornam-se mais comuns.
¬ Responder