Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > Mude de onda!

Mude de onda!

Categoria: Telemóveis
Comentários: 2
Mude de onda!

O telemóvel traduz um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas, que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em áreas geográficas cobertas por transmissores/receptores. Isto, claro, se um indivíduo não estiver ao telefone com a respectiva mulher, o que ilustraria mais um cenário de monólogo do que de diálogo… Dizem as más-línguas que as mulheres falam demais, mas isso implicaria que os homens teriam de ouvir também demais, o que apresenta, em variadíssimas situações, provas em contrário… Bom, parece que os telemóveis vieram colocar mais lenha na fogueira da milenar “guerra dos sexos”!

Em 1947, no seu laboratório nos E.U.A., Bell não poderia imaginar a repercussão mundial do seu invento. Já nos anos trinta do mesmo século XX eram utilizados, pelas autoridades policiais de Chicago, aparelhos análogos baseados no sistema de rádio.

A denominação “telemóvel” resulta da simplificação de “telefone móvel”. A crise já chegou às toponímias: há que poupar palavras! Aliás, os telemóveis, em grande medida à conta das mensagens escritas, são responsáveis pela “preguiça verbal”. Abrevia-se tudo para economizar caracteres e esforço. Geralmente, tem-se mais medo dos calos nas pontas dos dedos que primem as teclas para escrever do que na língua, promotora de verborreias intermináveis…

Quando foi lançado na tecnologia analógica, o telemóvel era utilizado somente para estabelecer conversação oral. Com a evolução, porém, começou a ser possível enviar SMS, tirar fotografias, filmar, jogar, despertar, ouvir música e gravar lembretes. Progressos mais recentes, e ainda não disponíveis a todos os modelos e carteiras, facultam recursos com o GPS, videoconferências e instalação de variados programas, que incluem a leitura do e-book e a utilização de um computador, devidamente configurado, à distância.

Paralelamente, com a tecnologia digital, à qualidade e à segurança veio associar-se a possibilidade de personalizar os telemóveis. Os toques monofónicos com imagens monocromáticas deram lugar às tocadelas polifónicas, em formato MP3, com representações coloridas. Agora até já há smartphones, que mais não são que telefones com um PocketPC integrado. Incluem dicionários, tradutores, jogos e clientes de e-mail. Será a entrada definitiva na era da inteligência artificial?...

Têm-se realizado inúmeros estudos, no sentido de angariar dados concretos acerca dos hipotéticos riscos dos telemóveis para a saúde. Consta que não existem provas concludentes, mas muitos especialistas e entidades sanitárias oficiais recomendam contenção no uso destes dispositivos e aconselham o recurso ao sistema mãos-livres, numa perspectiva de acautelar consequências do efeito, eventualmente pernicioso, da prolongada exposição às ondas. As dores de cabeça que advêm do uso excessivo do telemóvel são um sinal evidente de que se deve mudar de onda…



Maria Bijóias

Título: Mude de onda!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    10-11-2014 às 11:46:10

    É bom evitar dormir com o celular na cama e ficar olhando direto para a tela, isso pode prejudicar a saúde.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    03-06-2014 às 23:30:43

    Deve ter sim alguns riscos, mas é preciso ter muito cuidado. Como tudo na vida, prevenir é sempre a melhor opção.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Mude de onda!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios