Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > Como surgiu o telémovel

Como surgiu o telémovel

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Telemóveis
Visitas: 246
Comentários: 4
Como surgiu o telémovel

A invenção do telemóvel remonta a 1947, ao laboratório Bell nos EUA. Pesquisadores americanos discutiram o uso de telefones móveis que pudessem usar “células” que identificariam o usuário em qualquer região na qual fosse iniciada a chamada. Ainda no mesmo ano, a FCC (Federal Communications Commission) autorizou frequências específicas de rádio para comunicação móvel. Só que a autorização era bastante limitada, dado que só permitia 23 chamadas em uma certa área.

Cerca de vinte anos depois, grandes companhias americanas, como AT&T e Bell Labs, propuseram o sistema que prevaleceu, em que se faz uso de várias torres que atendem os usuários de pequenas áreas. Assim, quando os usuários se deslocam de uma região para outra, o sinal é provido por outra torre mais próxima. Ai foi o início da expansão do uso do serviço de telemóveis. Mas só em 1977 é que o serviço foi testado por 2000 pessoas em Chicago. Seguidamente uma empresa japonesa fez os mesmos testes no Japão.

Em 1983 foi quando este serviço foi comercializado pela primeira vez, através da empresa americana Ameritech. Só que o congestionamento de frequências levou as empresas a estudar alternativas tecnológicas. Na União Europeia a GSM foi a tecnologia que se impôs. Quando lançado o telemóvel era somente usado para falar, hoje serve para enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, jogar, ouvir músicas… enfim, uma panóplia de situações que não param de avançar.

O Japão tem estado à frente neste desenvolvimento e tem permitido inovações surpreendentes, tais como GPS, video-conferências e instalação de diversos programas, que levam mesmo o telemóvel a substituir o computador. Além de qualidade e segurança, o telemóvel pode ser personalizado ao gosto de cada usuário. Esta é uma indústria em grande expansão que se tem aliado ao uso das novas tecnologias, que oferecem dados em alta velocidade.

Hoje em dia, há países em que existem mais telemóveis que pessoas. Este tornou-se um objeto indispensável na vida quotidiana. É a forma mais direta de contactar as pessoas, estando elas onde estiverem. A oferta é variada, assim como os serviços e tarifários. Todos os dias surgem novidades nesta área e quem não estiver atento, depressa é ultrapassado. No entanto, esta forma fácil de comunicar também tem vindo a levantar problemas, nomeadamente na proliferação de pirataria e pedofilia.

Assim, um novo desafio associou-se aos telemóveis, que é a descoberta de formas de controlar estas situações.


Rua Direita

Título: Como surgiu o telémovel

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 246

795 

Imagem por: DigitalAlan

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    29-10-2014 às 11:24:37

    Muito bom! Adorei! É legal e interessante a gente saber como o telemóvel surgiu e ver sua evolução. Hoje é um objeto indispensável na nossa vida e um meio de comunicação bem rápido e útil!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-06-2014 às 06:27:09

    Que texto excelente sobre como surgiu o telemóvel. Ainda mais porque vimos a sua evolução ser bastante rápida e a cada ano, novos modelos surgem com muito mais tecnologia e qualidade.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Liliana

    07-02-2013 às 08:05:24

    muito obrigada pelo o power point eu não sei como copiar o power point para o meu trabalho !!!

    ¬ Responder
  • sandra

    18-10-2013 às 15:31:39

    Liliana isso é crime '-'

    ¬ Responder

Comentários - Como surgiu o telémovel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: DigitalAlan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios