Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > Como surgiu o telémovel

Como surgiu o telémovel

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Telemóveis
Visitas: 246
Comentários: 4
Como surgiu o telémovel

A invenção do telemóvel remonta a 1947, ao laboratório Bell nos EUA. Pesquisadores americanos discutiram o uso de telefones móveis que pudessem usar “células” que identificariam o usuário em qualquer região na qual fosse iniciada a chamada. Ainda no mesmo ano, a FCC (Federal Communications Commission) autorizou frequências específicas de rádio para comunicação móvel. Só que a autorização era bastante limitada, dado que só permitia 23 chamadas em uma certa área.

Cerca de vinte anos depois, grandes companhias americanas, como AT&T e Bell Labs, propuseram o sistema que prevaleceu, em que se faz uso de várias torres que atendem os usuários de pequenas áreas. Assim, quando os usuários se deslocam de uma região para outra, o sinal é provido por outra torre mais próxima. Ai foi o início da expansão do uso do serviço de telemóveis. Mas só em 1977 é que o serviço foi testado por 2000 pessoas em Chicago. Seguidamente uma empresa japonesa fez os mesmos testes no Japão.

Em 1983 foi quando este serviço foi comercializado pela primeira vez, através da empresa americana Ameritech. Só que o congestionamento de frequências levou as empresas a estudar alternativas tecnológicas. Na União Europeia a GSM foi a tecnologia que se impôs. Quando lançado o telemóvel era somente usado para falar, hoje serve para enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, jogar, ouvir músicas… enfim, uma panóplia de situações que não param de avançar.

O Japão tem estado à frente neste desenvolvimento e tem permitido inovações surpreendentes, tais como GPS, video-conferências e instalação de diversos programas, que levam mesmo o telemóvel a substituir o computador. Além de qualidade e segurança, o telemóvel pode ser personalizado ao gosto de cada usuário. Esta é uma indústria em grande expansão que se tem aliado ao uso das novas tecnologias, que oferecem dados em alta velocidade.

Hoje em dia, há países em que existem mais telemóveis que pessoas. Este tornou-se um objeto indispensável na vida quotidiana. É a forma mais direta de contactar as pessoas, estando elas onde estiverem. A oferta é variada, assim como os serviços e tarifários. Todos os dias surgem novidades nesta área e quem não estiver atento, depressa é ultrapassado. No entanto, esta forma fácil de comunicar também tem vindo a levantar problemas, nomeadamente na proliferação de pirataria e pedofilia.

Assim, um novo desafio associou-se aos telemóveis, que é a descoberta de formas de controlar estas situações.


Rua Direita

Título: Como surgiu o telémovel

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 246

795 

Imagem por: DigitalAlan

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    29-10-2014 às 11:24:37

    Muito bom! Adorei! É legal e interessante a gente saber como o telemóvel surgiu e ver sua evolução. Hoje é um objeto indispensável na nossa vida e um meio de comunicação bem rápido e útil!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-06-2014 às 06:27:09

    Que texto excelente sobre como surgiu o telemóvel. Ainda mais porque vimos a sua evolução ser bastante rápida e a cada ano, novos modelos surgem com muito mais tecnologia e qualidade.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Liliana

    07-02-2013 às 08:05:24

    muito obrigada pelo o power point eu não sei como copiar o power point para o meu trabalho !!!

    ¬ Responder
  • sandra

    18-10-2013 às 15:31:39

    Liliana isso é crime '-'

    ¬ Responder

Comentários - Como surgiu o telémovel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: DigitalAlan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios