O associativismo na educação
Os jovens que frequentam o ensino secundário e as faculdades, dia após dia estudam fundamentos teóricos, complementados com aulas práticas em que se aplica a apenas a teoria e se verifica a sua veracidade, contudo isto deixa-os distanciados do mundo real onde nem sempre a teoria é tão linear como vem nos manuais. Aqui surge o papel do associativismo como complemento do ensino, através do referido é possível ter a primeira experiência de como lidar com o mundo usando as “armas” de que se dispõem, os conhecimentos adquiridos, e verificando a sua utilidade no mundo real.
O associativismo proporciona aos jovens um “crescimento” mais acelerado, um ganho de experiência e um alargar dos horizontes permitindo enquadrar a sua área de estudo ou trabalho no mundo em geral, criando uma capacidade de abstracção que permite identificar oportunidades mais facilmente que outrora e agarra-las com a certeza de que estão reunidos todos os factores críticos de sucesso para brilhar. Por outro lado o associativismo permite que a “massa cinzenta” chegue às empresas já com um certo “calo” que facilita os processos de integração reduzindo assim perdas de tempo e permitindo desfrutar de ganhos derivados de alguma experiência acumulada adquirida nas actividades desempenhadas na vida académica.
Concluindo, não deixando de dar importância à formação teórica, que é a base para tudo o resto, a componente prática que permita uma interacção com o mundo fora das instituições de ensino, aquele com que vão lidar quando terminarem os estudos, é muito importante e revela desde logo um traço da personalidade de um indivíduo, revelando empenho, disponibilidade e espírito de sacrifício e de trabalho, características que são fulcrais para o tecido empresarial florescer e se intensificar viávelmente ao longo do tempo.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
31-05-2014 às 03:52:31É bom isso pelo fato de usufruir de alguns benefícios. O associativismo na educação pode ajudar bastante o graduado logo que sai da universidade.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia