Operários a contratar para construir casa
O medidor orçamentista é a figura técnica da Construção Civil que, através de medições e orçamentações corretas, aparece como responsável pelo preço da obra. Representa o dono ou o projetista da obra no decorrer da mesma e no seu término.
O pedreiro, artífice da construção de paredes, muros e telhados a partir de tijolos, pedras, cimento ou argamassa, assegura-se de que a edificação fica direita e não cai. Trabalha, não raras vezes, ao ar livre, muitas das quais em cima de andaimes, o que pode acarretar riscos, se não forem observadas as normas de segurança. Tem de saber ler planos para poder construir no sítio certo e da forma pretendida. O pedreiro possui, normalmente, um ajudante, o famoso trolha.
O topógrafo dedica-se à realização e manutenção dos registos de propriedade ou cadastros territoriais e à elaboração de Planos de Ordenamento do Território.
O engenheiro civil delineia e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reforma.
O diretor de obra tem como funções, ao longo da execução, a gestão da mão de obra, de materiais, equipamentos e de subempreiteiros. Custos, prazos, qualidade, segurança e saúde, e preservação do Ambiente, constituem as principais áreas de gestão da obra.
O manobrador de máquinas remove entulho e faz as fundações para os alicerces.
O armador de ferro executa e monta armaduras de aço para a execução de trabalhos em betão armado, baseando-se no projeto e tendo em consideração as medidas de higiene e segurança exigidas.
O mecânico soldador encarrega-se do corte e da preparação do material, da junção de peças de construção, de construções soldadas e da manutenção de máquinas.
O manobrador de grua comanda o guindaste, assaz útil para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados.
O motorista de pesados transporta brita, areia, cascalho, mármore, cortiça, material de acabamentos, calçada, e também entulho, betão, etcétera.
O ladrilhador reveste paredes e pavimentos, com o propósito de os proteger e decorar, assentando azulejos e ladrilhos.
Os pintores garantem a pintura de interiores e exteriores, sendo que a sua atividade se estende da preparação das paredes e superfícies até aos acabamentos.
O eletricista (que atua ao nível da implementação e da manutenção das instalações elétricas), o canalizador (que trata dos tubos para a distribuição de água e do aquecimento central), o serralheiro (fazedor das estruturas metálicas: portas exteriores, janelas, fechaduras, gradeamentos) e o carpinteiro (armários, portas interiores, móveis, …), são outros operários a contratar.
Se se pretender ar condicionado, há que arranjar também um técnico que assegure a montagem e manutenção dos sistemas de climatização e a qualidade do respetivo ar.
Não deve ser por acaso que uma casa é considerada um bem duradouro…!
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Yuri
23-09-2014 às 12:53:46São muitos profissionais envolvidos na construção de uma casa. É preciso escolher muito bem a equipe, pois nem sempre é fácil obter um serviço com qualidade e comprometimento.
¬ Responder - Sophia
01-06-2014 às 05:06:40É bom contratar uma pessoa já conhecida por outros. Pois, normalmente, os operários que não temos referências, acabam dando-nos muito mais trabalho.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia