Conquiste os horizontes da competência!
Felizmente, há também muito boa gente a “dar o litro” e a merecer o que aufere ao fim do mês. Trata-se de indivíduos diligentes, dedicados, esforçados e, normalmente, dotados para as funções que exercem. Sim, porque se o talento não for coadjuvado pelo empenho, de nada servirá. No caso destes prestáveis servidores, o produto da sua labuta diária falará por si.
Na realidade, em todas as empresas se podem encontrar colaboradores com perfis bastante distintos e até antagónicos. Há aqueles que não revelam paixão, e em abono da verdade, nem qualquer outro estímulo ou determinação para realizar as suas incumbências, pelo que, regra geral, não as chegam a terminar. Pretendem apenas que passem o mais rapidamente possível as horas de obrigatória permanência, que tentam preencher com cigarros, cafés, conversas (geralmente de “chacha”) e outras escapatórias viáveis. Não criam coisa nenhuma, não revelam nenhum espírito de iniciativa e buscam estratégias somente no sentido da fuga às responsabilidades.
Afortunadamente para as organizações, aparecem sempre outros que exalam ambição e vontade de subir, tanto nas competências, como na vida. São esses que funcionam com exemplo e “pontas de lança” para os demais. Nesta perspectiva, procuram constantemente a própria evolução, apresentando mais e melhor labor, com resultados que a todos beneficiam. Não manifestam qualquer vocação para a “ronha”, nem são simples “paus-mandados”. Naturalmente, constituirão um alvo preferencial da inveja e da crítica de ociosos mal formados, mas o que importa? «Quem não deve não teme.» E a inveja não constrói! Pelo menos, nada de bom nem de útil…
Comentários ( 2 ) recentes
- Rafaela
23-09-2014 às 13:17:07Qualificação é uma das formas de trabalhar com qualidade. Mesmo que o profissional tenha prática no ramo, é preciso conhecer as novas tendências que sempre estão a melhorar! Ser competente deve ser nosso maior alvo no âmbito profissional.
¬ Responder - Sophia
01-06-2014 às 05:17:16Creio ser bem importante a experiência, a prática, mas creio também que o estudo, o conhecimento, a qualificação também é muito necessária para que ambos caminhem perfeitamente. Um profissional bem qualificado e experiente pode exigir pelo serviço uma maior qualidade e um bom preço.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia