Previdência Privada: uma aplicação inteligente
Essa possibilidade está sendo realizada em diversos bancos e seguradoras brasileiros, com amplas possibilidades. Esse plano de previdência privada é também conhecido como plano complementar, visto que objetiva complementar os rendimentos que a pessoa possa ter no futuro. Cada indivíduo escolhe quanto quer depositar a cada mês, podendo fazer depósitos maiores assim que tiver disponibilidade, os aportes e por quanto tempo quer continuar fazendo esse investimento, assim como a partir de que idade desejará começar a receber esse recurso. O valor que a pessoa receberá depende do valor aplicado mensalmente e do tempo de aplicação. Em caso de falecimento do responsável pela aplicação durante o plano de investimento, outras pessoas designadas por ele na aquisição do contrato serão contempladas pelo investimento e/ou por um pecúlio.
Os contratos variam de empresa para empresa, mas as formas de recebimento dessa aplicação podem ser: vitalícia, na qual a pessoa opta por continuar recebendo essa quantia até sua morte, temporário, em que a pessoa determina por quanto tempo irá receber ou por um pecúlio, isto é, receber o montante de uma só vez. Esse é o chamado plano de previdência privada aberta. Cada indivíduo escolhe o melhor plano pra si com o intuito de acumular e investir dinheiro.
Por exemplo, uma pessoa pode iniciar o plano hoje pagando uma quantia desejada com o objetivo de começar a receber a partir de seus sessenta anos. Se ela resolver diminuir o tempo ou ampliá-lo ou se quiser suspender a aplicação antes do prazo para receber o montante investido é livre pra isto. Não só pensando na aposentadoria, os brasileiros têm feito este tipo de investimento. Para aquisições de imóveis e carros, por exemplo. É uma forma segura e com rendimentos de guardar montantes em dinheiro, com a liberdade de receber no momento em que desejar. Observando que quanto mais se investe maior fica o pecúlio.
Há também planos de previdência privada júnior, nos quais os pais planejam o futuro dos filhos. Fazem os planos com o objetivo de garantir a formação acadêmica dos filhos, por exemplo, planejando com que comecem a receber a partir de sua maioridade. Todas as cláusulas, escolhas e opções são conversadas antes da aquisição desses planos e devem estar impressas nos contratos. É preciso atenção e cuidado com a leitura do contrato para que as condições fiquem bem claras para ambas as partes.
Há três taxas para este serviço cobradas pelas instituições: a de carregamento, a de aquisição e a de saída. Os valores são variáveis. As instituições fazem simulações para o investidor prever o valor de recebimento. Se o investidor para por algum tempo de contribuir, o plano não é suspenso. O valor investido continua rendendo. E posteriormente, as aplicações, assim como os aportes, podem ser retomados. É um ótimo recurso para investir em um futuro mais confortável que cada vez mais tem chamado a atenção de jovens no país inteiro.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
29-05-2014 às 17:15:27Também penso da mesma forma! Um plano de previdência privada é muito bom e traz grandes vantagens para o futuro. Vale a pena esse tipo de investimento!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia