Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Seguros > O que cobrem os seguros de automóveis

O que cobrem os seguros de automóveis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Seguros
Comentários: 1
O que cobrem os seguros de automóveis

Antes de se contratar um seguro, seja ele qual for, a primeira coisa a clarificar é o que é que se pretende segurar e que riscos cobre o seguro em causa. NÃO HÁ nenhuma apólice que cubra todos os infortúnios!

Os seguros automóveis compreendem três coberturas, que podem ser contratadas individualmente ou em conjunto. O seguro do veículo indemniza danos ocasionados por diversas circunstâncias, como colisão, roubo, incêndio, queda de árvores, aluimentos de terras, buracos na estrada, granizo, sismos, inundações, etc., dependendo da amplitude da cobertura e respetiva soma dispendida. De realçar que, perante uma situação de perda parcial, o segurado terá de responder por um primeiro montante dessa perda, que o contrato prevê, e que tem, forçosamente, de ser ultrapassado para que a seguradora indemnize os valores excedentes.

Outra garantia dos seguros é a de responsabilidade civil, que pode englobar danos materiais, danos corporais e danos morais. As duas primeiras são passíveis de se contratar isoladamente, e a terceira só pode, normalmente, contratar-se ante a contratação das outras duas. Os capitais de cada uma variam em função da avaliação de cada risco pelo segurado. O seguro de responsabilidade civil cobre apenas terceiros, não contemplando o condutor nem os passageiros.

É o seguro de acidentes pessoais que assegura indemnização de incidentes ocorridos com o condutor e restantes ocupantes da viatura. Não é necessário que haja embate nem que seja atribuída culpa ao automobilista para ser paga a compensação; basta que uma pessoa no interior do veículo sofra algum acidente pessoal no decorrer do uso do automóvel para que se reclame ressarcimento. Se alguém mais desastrado entalar o dedo na porta, por exemplo, já é motivo para acionar o seguro. O seguro de ocupantes cobre as despesas médicas e indemnizações por morte e invalidez permanente do condutor e dos passageiros. É a única forma de caucionar danos corporais do condutor.

Os seguros automóveis possuem inúmeros tipos de coberturas, dependendo as vantagens de cada um das especificidades dos casos. Algumas destas coberturas são obrigatórias, e as opcionais podem não fazer sempre o mesmo sentido. Há ocasiões e etapas da vida em que se justificam, e noutros momentos são dispensáveis ou negociáveis.

O universo dos contratos de seguro é bastante complexo, e exige atenção e conhecimento. Antes de se assinar o que quer que seja, é importantíssimo ler atentamente todos os itens, recolher informação acerca das cláusulas propostas e esclarecer todas as dúvidas.

O cálculo do valor do seguro automóvel é feito com base em dados acerca do veículo (gama, facilidade de obtenção de peças de substituição, …), de características do condutor (idade, perfil, sexo, …) e de outros parâmetros. Para se ter uma ideia geral dos preços dos seguros nas várias companhias, é possível recorrer a um simulador. Há que «jogar pelo seguro»!...


Maria Bijóias

Título: O que cobrem os seguros de automóveis

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

775 

Imagem por: shrff14

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 17:23:42

    Na hora de adquirir o seguro automóvel, se faz necessário saber tudo o que cobre para não ter dúvidas e problemas futuros.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - O que cobrem os seguros de automóveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: shrff14

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios