Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Sistemas de alarme que se devem preferir

Sistemas de alarme que se devem preferir

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Comentários: 1
Sistemas de alarme que se devem preferir

Num mundo onde grassa a insegurança, a instalação de sistemas de alarme é uma opção a que um número crescente de pessoas recorre, com o intuito de apaziguar um pouco mais o espírito e garantir a integridade da sua própria existência e dos objetos valiosos, como é o caso da habitação.

De uma forma sucinta, trata-se de um detetor que regista os movimentos ou qualquer situação que fuja à normalidade (um vidro a partir, …), endereçando um sinal ao sistema central, responsável pelo acionamento do alarme. Este pode ser acionado através de uma sirene e/ou de luzes, que instiguem à retirada do(s) invasor(es) e publicitem o acontecimento, para que os próprios moradores, os vizinhos ou transeuntes se inteirem e a polícia possa localizar o local em tempo útil, ou mediante um sistema de transmissão telefónica, que, consubstanciando uma opção mais rara, marca automaticamente os números de telefone que constem da programação, transmitindo um recado de advertência.

Existem também aparelhos eletrónicos menos complexos, para o exterior, que ligam, por meio de um automatismo, a iluminação sempre que alguém se aproxime da casa. A escuridão deixa, deste modo, de dar abrigo aos intrusos, que veem a sua silhueta iluminada antes mesmo de concretizarem os seus intentos de entrada. Por outro lado, em caso de falso alarme, poupa bastante os ouvidos de quem se encontrar nas imediações, por serem silenciosos.

Já no interior da casa, a deteção pode ser feita por meio de detetores perimétricos (que funcionam, usualmente, com base em contactos magnéticos impulsionados pela abertura de portas ou janelas. Há outros tipos - células fotoelétricas, contactos por vibração, … -, mas são francamente menos empregues e até menos recomendáveis, à exceção dos detetores de arrombamento de vidros), ou volumétricos (que, recorrendo a infravermelhos passivos, sensíveis ao calor do corpo, ou a ultrassons, dão conta da presença de qualquer indivíduo dentro de casa, não importando a via utilizada para entrar.

O alarme de porta resume-se a um pequeno mecanismo a pilhas que dinamiza uma sirene interior quando a porta é aberta. É pouco oneroso, mas de eficácia reduzida, uma vez que o ruído da sirene pode ser fraco, o aparelho não está preservado da destruição e um impacto mais forte é passível de desligar o som da sirene.

Os falsos alarmes constituem a grande desvantagem dos sistemas de proteção eletrónica. E a maior sensibilidade do sistema é acompanhada na mesma proporção pela possibilidade de ocorrência de erros. O equipamento não é, contudo, o único culpado dos enganos. Esquecer-se de fechar uma porta ou uma janela ou possuir animais domésticos, entre outros, também faz disparar o alarme fora de ocasião.

Existem, presentemente, detetores combinados, capazes de reduzir a eventualidade de falsos alarmes; não obstante, são mais dispendiosos e de regulação mais melindrosa.


Maria Bijóias

Título: Sistemas de alarme que se devem preferir

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

664 

Imagem por: ILoveMyPiccolo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 05:45:46

    Geralmente, esses sistemas de alarme quando deveriam funcionar, não funcionam. É preciso estar atento a qualidade, tipo, marca. Mesmo que seja um custo maior, mas é mais vantajoso!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Sistemas de alarme que se devem preferir

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ILoveMyPiccolo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios