Segurança Infantil
Entre muitos locais onde é essencial antever o perigo e evitar o acidente, o automóvel é talvez o lugar onde mais cuidados devemos ter, no que respeita ao transporte de crianças. Se o lar e as escolas sempre foram sítios recheados de perigos e onde sempre se procuraram alternativas seguras, o automóvel é o veículo cada vez mais utilizado para o transporte de crianças e urge esclarecer a forma correcta de o fazer.
O uso de cadeiras auto é a forma mais adequada de transportar o seu filho no automóvel, já que assegura, em caso de acidente, a melhor retenção e protecção da criança. Os estudos revelam que sem a utilização de cadeiras, as crianças sofrem mais lesões e danos do que as transportadas da referida forma.
Todas as cadeiras auto, ainda que apresentadas em diferentes modelos ou estruturas, apresentam uma composição envolvente e proporcional ao tamanho da criança, cintos de segurança incorporados, protecções específicas em caso de impacto lateral e revestimentos acolchoados, de forma a garantir segurança, conforto e a melhor postura durante toda a viagem. Lembre-se que o cinto de segurança do seu automóvel foi estudado para passageiros adultos e não para crianças de “tenra idade”!
Neste contexto e tento em vista a redução do número de vítimas infantis resultantes de acidentes de viação, a Comissão Económica Europeia investiga e cria normas, segundo as quais todos os estados membros se devem reger. Actualmente, todas as cadeiras auto devem ser aprovadas em conformidade com a norma de segurança europeia ECE R44/03, directiva 77/541/CEE, ou alterações posteriores a estas.
Apesar de todos os alertas, estima-se que cerca de metade das crianças ainda viaja de automóvel sem recurso a cadeira auto ou sem que esta esteja montada da forma correcta. Devemos estar atentos a:
- transportar sempre a criança na sua cadeira, por mais curto que o percurso seja;
- seguir exactamente as instruções do fabricante para a montagem e utilização da cadeira, bem como da colocação da criança na mesma;
- substituir sempre a cadeira auto após um acidente, mesmo que ligeiro, ou procurar garantias de que não se encontra danificada.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
29-05-2014 às 06:35:04Nossa,as crianças são muito inofensivas. É preciso estar de olhos bem abertos a todos os seus movimentos. O que a gente normalmente vê são mães que não cuidam como deveriam ao sair na rua com elas. Deveriam ter uma maior atenção!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia