Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como Utilizar um Extintor

Como Utilizar um Extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 2
Comentários: 2
Como Utilizar um Extintor

Todos sabemos algumas regras básicas no que diga respeito a evitar incêndios. Na verdade, também somos capazes de dizer algumas regras base quanto ao actuar perante um incêndio, ou pelo menos fugir dele.

Sentimo-nos capazes de muitas coisas, mas será que no momento, bloqueamos, entramos em pânico, prejudicamos, ou somos de facto úteis? Só conseguirá avaliar-se mesmo perante uma situação de perigo, neste caso de incêndio.

Em todo o caso e com veia de herói ou não, é essencial saber alguma informação sobre extintores. Como sabe, os extintores servem para apagar incêndios de pequena dimensão, ou pelo menos atenuar até à chegada dos bombeiros.

Em primeiro lugar deve saber que existe vários tipos de extintores. Extintores de água pressurizada, de espuma, de pó químico, Pó químico com cilindro de gás e de Gás carbónico.

Os extintores de água pressurizada servem somente para incêndios cujo fogo atinge papeis, madeiras, fibras ou plásticos. Não devem em caso algum ser utilizados para extinguir ou atingir aparelhos eléctricos. Para o utilizar, basta remover a chave de segurança (um pequeno pino) e posicionando a mangueira, apertar o gatilho.

Também os extintores de espuma não devem ser utilizados em aparelhos eléctricos. São os mais comuns, e para serem utilizados, devem ser colocados de cabeça para baixo, para que o jacto de espuma saia automaticamente. A espuma só parará de sair quando o extintor tiver acabado, ao contrário dos que têm mangueira.

Os extintores de pó químico servem para qualquer tipo de incêndio. A forma de utilização é igual à dos extintores a água. Retire o pino e pressione o gatilho para disparar.


Os extintores de pó químico com cilindro de gás ou os extintores de gás carbónico são também eles para qualquer tipo de incêndio. Também a sua utilização é igual. Retire o gatilho, aponte para o fogo e aperte o gatilho (ou cavilha no caso do último extintor).

A utilização de um extintor é fácil mas acima de tudo é necessária a calma. Heroísmos ou histerismos vão atrapalhar, pelo que tem de salvar o que quer que seja (mesas, papeis, etc.) com muita calma.

Naturalmente que se estiver perante um grande incêndio, a utilização de um extintor de pouco lhe vai adiantar para salvar equipamentos ou mobiliário, mas pode salva-lo a si ou aos que estão consigo.

Na eventualidade de se deparar com uma situação complicada, não se dê a aventuras. Chame os bombeiros e sirva-se dos extintores para “queimar” tempo até á sua chegada.


Carla Horta

Título: Como Utilizar um Extintor

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

807 

Imagem por: puffyjet

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:13:52

    É muito importante saber utilizar um extintor de incêndio, pois nunca sabemos em que momento iremos precisar. Adorei o texto!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • fernandofernando

    29-03-2010 às 20:15:25

    oi estou fazendo o curso de tst e gostaria de saber tudo sobre extintor.obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Como Utilizar um Extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: puffyjet

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios