Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como usar um extintor

Como usar um extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 24
Comentários: 4
Como usar um extintor

Quando entramos num escritório, numa fabrica, numa oficina ou em qualquer outro local é possível ver-mos extintores pendurados na paredes, o certo é que a maioria das pessoas não sabe como os usar. A correcta manipulação de um extintor pode ajudar a salvar a vida de pessoas, apagar ou controlar o incêndio até os bombeiros chegarem ao local.
É sempre útil termos termos um extintor por perto e saber como é que este funciona.

Os extintores devem ser colocados em zonas com bastante visibilidade, de pouco calor e de difícil acesso para as crianças. A manutenção destes também não deve ser descurada, a carga deve ser renovada regularmente conforme as instruções do fabricante.

Existem vários classes de incêndios no que respeita a natureza do fogo, e para cada um deles existe um extintor próprio. Nos incêndios de classe A ( madeira, papel, tecido borracha) deve ser utilizado um extintor à base de água ou espuma; nos incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) deve ser utilizando um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico; nos incêndios de classe C (equipamentos eléctricos) deve usar um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico.)


Desta forma caso tenha alguma vez venha a ter a necessidade de usar um extintor, deve em primeiro lugar identificar a origem do fogo para poder escolher o extintor que deve utilizar.

Modo de utilização

O primeiro passo a realizar é retirar a cavilha de segurança e accionar o extintor. Não se aproxime de imediato do foco do incêndio, deve fazê-lo progressivamente e cautelosamente.

Varra toda a superfície que está a arder dirigindo o jacto para a base das chamas e nunca para o topo.

Disperse o jacto lentamente por toda a superfície.

Se o incêndio tiver sido causado por um combustível liquido, não deve fazer muita pressão ou pulverizar com muita força na superfície pois o mesmo pode alastrar.

Deve estar colocado e projectar o jacto sempre no sentido do vento de forma a reduzir a probabilidade de sofrer queimadoras e de inalar fumo.

Por último deve confirmar sempre se o incêndio não voltará a reacender.


Rua Direita

Título: Como usar um extintor

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 24

807 

Imagem por: twicepix

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:06:54

    Apesar de muita gente não dar importância, mas um dia precisaremos usá-lo! Quão bom é sabermos como manusear o extintor. Grata pelas informações úteis e benéficas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • EDSON JORGE LIMAEDSON JORGE LIMA

    31-03-2011 às 17:54:17

    gostaria que me enviassem umas imagens como utilizar um extintor porque começei a ter higiene e segurança no trabalho

    ¬ Responder
  • Francisco Silva

    30-07-2012 às 14:42:44

    Bom dia sou técnico em segurança do trabalho, tenho uma consultoria, precisando estamos a disposição, lembrando que não basta saber sobre o assunto, é necessário uma série de documentos que a legislação obriga, principalmente as seguradoras em caso de incêndio, fique atento pois poderá não contar com o valor do seguro em caso de incêndio.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • DÉBORA MARIA DA SILVADÉBORA MARIA DA SILVA

    19-01-2011 às 18:03:10

    boa tarde gostaria que me enviasse umns videos de treinamento com extintores será que seria possivel, estou começando agora a trabalhar como técnica de segurança, aguardo retorno.
    OBRIGADA....

    ¬ Responder

Comentários - Como usar um extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: twicepix

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios