Como agir em caso de incêndio
Ao perceber indícios de fumaça ou cheiro de queimado a primeira reação é verificar de onde vêm esses indícios e contatar imediatamente os profissionais adequados para resolver o problema. O indicado é ligar para o corpo de bombeiros ou em caso de edifícios para os responsáveis pela administração, síndicos e zeladores. Dar o alarme de que algo está errado é fundamental para evitar maiores problemas. É muito inteligente ter registrado em casa, nas agendas pessoais e nos celulares o telefone do corpo de bombeiros. Afinal, nunca se sabe quando se precisará destes serviços de utilidade pública.
Se o incêndio está acontecendo no prédio em que se está e não há como contê-lo, o mais adequado é sair depressa do local, fechando portas e janelas que passar ao sair e avisando aos demais que estão no prédio do que está acontecendo para que se previnam de consequências negativas. Se possível, a eletricidade deve ser desligada a fim de que não piore o avanço do incêndio. Nesse momento é melhor esquecer dos objetos pessoais. A vida é sempre o mais importante. Sair sem se preocupar com os bens materiais é fundamental. Estes depois, com o tempo, serão reconquistados, a vida não. A escada deve ser usada, jamais o elevador, pois um dos primeiros passos é cortar a eletricidade. Procure ficar bem vestido, pois a roupa protege o corpo da desidratação e do calor.
Caso seja tarde e impossível sair da peça em que se está, o recomendado é ficar bem próximo à janela, tentando sinalizar a presença e aguardar até que o resgate aconteça. Fechar a porta e vedar as frestas de portas e janelas com cobertores são atos próprios para o momento, pois evitam que a fumaça entre e cause asfixia. Se a fumaça já estiver dentro do cômodo, o ideal é colocar uma toalha ou pano molhado na boca e nariz e abrir as janelas, quebrando os vidros, se necessário, para deixar a fumaça sair. Tentar se livrar de objetos que queimam facilmente como papeis e cortinas é primordial.
Para extinguir o fogo é necessário jogar água sobre ele. Com água em abundância o calor é retirado pelo resfriamento. No incêndio, caso as roupas estejam em chamas não é aconselhável sair correndo, pois as chamas aumentam com a corrida. A reação correta é gritar por socorro, tapar os olhos com as mãos, deitar-se no chão e rolar, tentando apagar o fogo. As queimaduras devem ser resfriadas com água fria.
E, por fim, depois de sair de cômodos ou prédios que estão pegando fogo, não se deve retornar para eles para buscar algo ou alguém. O indicado é pedir ajuda ao corpo de bombeiros e avisá-los sobre demais pessoas ou animais que ainda se encontram no recinto. Eles são os especialistas para fazer estes salvamentos.
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
28-05-2014 às 06:16:59Nooossa, ajudou bastante em como devemos agir em casos de incêndios! Normalmente, até pensamos em tudo isso, mas na hora dá um nervoso. O melhor é manter a calma e agir prontamente.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - myrabelle
19-08-2011 às 12:40:06esse saite e muito bom mesmo nuca tinha visto um saite tão legal assim com este beijos thau D:
¬ Responder