Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como agir em caso de incêndio

Como agir em caso de incêndio

Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 2
Como agir em caso de incêndio

Diante de situações adversas como a vivência de um incêndio é imprescindível ter conhecimento de como agir perante tal situação. Assim como é fundamental ter certo conhecimento de primeiros socorros, saber como agir em caso de incêndio é garantir uma probabilidade maior de segurança pessoal.

Ao perceber indícios de fumaça ou cheiro de queimado a primeira reação é verificar de onde vêm esses indícios e contatar imediatamente os profissionais adequados para resolver o problema. O indicado é ligar para o corpo de bombeiros ou em caso de edifícios para os responsáveis pela administração, síndicos e zeladores. Dar o alarme de que algo está errado é fundamental para evitar maiores problemas. É muito inteligente ter registrado em casa, nas agendas pessoais e nos celulares o telefone do corpo de bombeiros. Afinal, nunca se sabe quando se precisará destes serviços de utilidade pública.

Se o incêndio está acontecendo no prédio em que se está e não há como contê-lo, o mais adequado é sair depressa do local, fechando portas e janelas que passar ao sair e avisando aos demais que estão no prédio do que está acontecendo para que se previnam de consequências negativas. Se possível, a eletricidade deve ser desligada a fim de que não piore o avanço do incêndio. Nesse momento é melhor esquecer dos objetos pessoais. A vida é sempre o mais importante. Sair sem se preocupar com os bens materiais é fundamental. Estes depois, com o tempo, serão reconquistados, a vida não. A escada deve ser usada, jamais o elevador, pois um dos primeiros passos é cortar a eletricidade. Procure ficar bem vestido, pois a roupa protege o corpo da desidratação e do calor.

Caso seja tarde e impossível sair da peça em que se está, o recomendado é ficar bem próximo à janela, tentando sinalizar a presença e aguardar até que o resgate aconteça. Fechar a porta e vedar as frestas de portas e janelas com cobertores são atos próprios para o momento, pois evitam que a fumaça entre e cause asfixia. Se a fumaça já estiver dentro do cômodo, o ideal é colocar uma toalha ou pano molhado na boca e nariz e abrir as janelas, quebrando os vidros, se necessário, para deixar a fumaça sair. Tentar se livrar de objetos que queimam facilmente como papeis e cortinas é primordial.

Para extinguir o fogo é necessário jogar água sobre ele. Com água em abundância o calor é retirado pelo resfriamento. No incêndio, caso as roupas estejam em chamas não é aconselhável sair correndo, pois as chamas aumentam com a corrida. A reação correta é gritar por socorro, tapar os olhos com as mãos, deitar-se no chão e rolar, tentando apagar o fogo. As queimaduras devem ser resfriadas com água fria.

Estão entre as dicas de sobrevivência importantes em casos de incêndio, olhar atentamente ao entrar em qualquer lugar, ambiente ou meio de transporte os locais de saída, pois eles são meios seguros e rápidos de escapar de situações de risco e notar se há fumaça na peça em que se encontra. Em caso afirmativo, deve se tentar sair agachado no chão, porque os elementos fumaça e ar venenoso são tão nocivos quanto o fogo e a tendência deles e se localizarem acima nas peças.

E, por fim, depois de sair de cômodos ou prédios que estão pegando fogo, não se deve retornar para eles para buscar algo ou alguém. O indicado é pedir ajuda ao corpo de bombeiros e avisá-los sobre demais pessoas ou animais que ainda se encontram no recinto. Eles são os especialistas para fazer estes salvamentos.


Rosana Fernandes

Título: Como agir em caso de incêndio

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

806 

Imagem por: pcorreia

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:16:59

    Nooossa, ajudou bastante em como devemos agir em casos de incêndios! Normalmente, até pensamos em tudo isso, mas na hora dá um nervoso. O melhor é manter a calma e agir prontamente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • myrabellemyrabelle

    19-08-2011 às 12:40:06

    esse saite e muito bom mesmo nuca tinha visto um saite tão legal assim com este beijos thau D:

    ¬ Responder

Comentários - Como agir em caso de incêndio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: pcorreia

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios