Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como agir em caso de incêndio

Como agir em caso de incêndio

Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 2
Como agir em caso de incêndio

Diante de situações adversas como a vivência de um incêndio é imprescindível ter conhecimento de como agir perante tal situação. Assim como é fundamental ter certo conhecimento de primeiros socorros, saber como agir em caso de incêndio é garantir uma probabilidade maior de segurança pessoal.

Ao perceber indícios de fumaça ou cheiro de queimado a primeira reação é verificar de onde vêm esses indícios e contatar imediatamente os profissionais adequados para resolver o problema. O indicado é ligar para o corpo de bombeiros ou em caso de edifícios para os responsáveis pela administração, síndicos e zeladores. Dar o alarme de que algo está errado é fundamental para evitar maiores problemas. É muito inteligente ter registrado em casa, nas agendas pessoais e nos celulares o telefone do corpo de bombeiros. Afinal, nunca se sabe quando se precisará destes serviços de utilidade pública.

Se o incêndio está acontecendo no prédio em que se está e não há como contê-lo, o mais adequado é sair depressa do local, fechando portas e janelas que passar ao sair e avisando aos demais que estão no prédio do que está acontecendo para que se previnam de consequências negativas. Se possível, a eletricidade deve ser desligada a fim de que não piore o avanço do incêndio. Nesse momento é melhor esquecer dos objetos pessoais. A vida é sempre o mais importante. Sair sem se preocupar com os bens materiais é fundamental. Estes depois, com o tempo, serão reconquistados, a vida não. A escada deve ser usada, jamais o elevador, pois um dos primeiros passos é cortar a eletricidade. Procure ficar bem vestido, pois a roupa protege o corpo da desidratação e do calor.

Caso seja tarde e impossível sair da peça em que se está, o recomendado é ficar bem próximo à janela, tentando sinalizar a presença e aguardar até que o resgate aconteça. Fechar a porta e vedar as frestas de portas e janelas com cobertores são atos próprios para o momento, pois evitam que a fumaça entre e cause asfixia. Se a fumaça já estiver dentro do cômodo, o ideal é colocar uma toalha ou pano molhado na boca e nariz e abrir as janelas, quebrando os vidros, se necessário, para deixar a fumaça sair. Tentar se livrar de objetos que queimam facilmente como papeis e cortinas é primordial.

Para extinguir o fogo é necessário jogar água sobre ele. Com água em abundância o calor é retirado pelo resfriamento. No incêndio, caso as roupas estejam em chamas não é aconselhável sair correndo, pois as chamas aumentam com a corrida. A reação correta é gritar por socorro, tapar os olhos com as mãos, deitar-se no chão e rolar, tentando apagar o fogo. As queimaduras devem ser resfriadas com água fria.

Estão entre as dicas de sobrevivência importantes em casos de incêndio, olhar atentamente ao entrar em qualquer lugar, ambiente ou meio de transporte os locais de saída, pois eles são meios seguros e rápidos de escapar de situações de risco e notar se há fumaça na peça em que se encontra. Em caso afirmativo, deve se tentar sair agachado no chão, porque os elementos fumaça e ar venenoso são tão nocivos quanto o fogo e a tendência deles e se localizarem acima nas peças.

E, por fim, depois de sair de cômodos ou prédios que estão pegando fogo, não se deve retornar para eles para buscar algo ou alguém. O indicado é pedir ajuda ao corpo de bombeiros e avisá-los sobre demais pessoas ou animais que ainda se encontram no recinto. Eles são os especialistas para fazer estes salvamentos.


Rosana Fernandes

Título: Como agir em caso de incêndio

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

806 

Imagem por: pcorreia

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:16:59

    Nooossa, ajudou bastante em como devemos agir em casos de incêndios! Normalmente, até pensamos em tudo isso, mas na hora dá um nervoso. O melhor é manter a calma e agir prontamente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • myrabellemyrabelle

    19-08-2011 às 12:40:06

    esse saite e muito bom mesmo nuca tinha visto um saite tão legal assim com este beijos thau D:

    ¬ Responder

Comentários - Como agir em caso de incêndio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: pcorreia

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios