Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Berços com segurança alimentar no sono

Berços com segurança alimentar no sono

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Comentários: 1
Berços com segurança alimentar no sono

Um problema recorrente dos bebés é a regurgitação, isto é, quando têm o estômago muito cheio, parte dos líquidos sobem ao esófago (com possível irritação deste), causando desconforto ao recém-nascido. Trata-se de um incómodo bastante frequente, sendo que um em cada cinco bebés padece com este inconveniente.

Na Bélgica, porém, o departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas levou a cabo a concepção de um berço apto a evitar a regurgitação, com base numa técnica que consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e numa posição que forme um ângulo de 40º a 50º. Os mentores deste inovador berço garantem que esta inclinação acautela a regurgitação, tendo sido estudado em bebés cuja resposta aos tratamentos convencionais (com alimentação especial ou terapêuticas medicamentosas) foi pouco satisfatória ou mesmo nula, com benefícios evidentes. Constatou-se que em 75 por cento dos casos o índice de refluxo (calculado através da medição do PH no esófago) diminuiu significativamente, após uma semana no novo berço. Para os pais que passam noites em claro com os seus bebés ao colo, porque estes não cessam o pranto, esta notícia cai como “música para os ouvidos”.

Com efeito, parece que se observam melhoras logo no primeiro dia de uso.
Naturalmente que se está numa fase ainda propedêutica, necessitando as vantagens deste berço “milagroso” de ser confirmadas numa amostra mais representativa de bebés. Contudo, e pelo comprovado até ao momento, está-se no bom caminho para uma solução natural e sobremaneira eficaz para a questão da regurgitação, que tanto sofrimento aporta a crianças e pais. Uma situação, ao que consta, com os dias contados…

Em acréscimo, e para que o bebé não escorregue na cama, o colchão apresenta maior espessura na parte inferior, desenhando como que um pequeno degrau de apoio aos pezinhos. A criança é colocada no interior de uma espécie de cadeirinha de tecido que está acoplada à capa que reveste o colchão e circundada por um saco-cama, o que tolhe qualquer movimento. Não obstante a posição meia estranha que o berço impõe, os pais revelaram-se imensamente satisfeitos com aquilo que consideram o conforto oferecido pelo berço.

Na Bélgica, este achado maravilhoso pode já ser alugado em algumas farmácias por cerca de um euro e setenta e cinco cêntimos de aluguer diário. Prevê-se que, com o culminar das pesquisas e a divulgação dos resultados a disseminação de berços anti-regurgitação atinja muitos outros países e superfícies comerciais. Afinal, é o valor do sono de uma criança (fundamental ao seu crescimento harmonioso) que está em causa…



Maria Bijóias

Título: Berços com segurança alimentar no sono

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

672 

Imagem por: BadrNaseem

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 06:06:23

    Muito importante essa observação dos berços com segurança alimentar no sono. Deve-se ter muito cuidado mesmo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Berços com segurança alimentar no sono

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: BadrNaseem

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios