Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Arma de fogo? Cuidados a ter…

Arma de fogo? Cuidados a ter…

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Visitas: 12
Comentários: 1
Arma de fogo? Cuidados a ter…

Se tiver uma arma em casa, embora o melhor fosse não tê-la, deixe-a sempre descarregada e muito bem fechada para que o seu acesso não seja fácil.

O cuidado principal e ideal é não ter mesmo qualquer arma em casa. Tendo uma não a deixe carregada, a não ser no momento da utilização. As armas, mesmo descarregadas, devem ficar em locais apenas acessíveis aos adultos, bem fechadas e com segurança reforçada.

As munições, quer sejam balas ou cartuchos, devem ser guardadas noutro local, afastadas da arma correspondente e igualmente bem fechadas à chave.

As armas de pressão de ar, ou outras equivelentes consideradas de recreio, não devem ser presentes para crianças porque constituem um perigo elevado principalmente se não tiverem um adulto por perto a vigiar os comportamentos.

O poder de uma arma nunca deve ser subestimado e nunca pode ser manuseada como se fosse algo inofensivo. Trata-se de um objeto que deve ser lidado com todos os cuidados e quem nela pegar deve saber bem o que está a fazer.

Comportamentos menos próprios ou infantilidades devem ser evitados. Nunca se deve apontar uma arma a uma pessoa mesmo que esteja sem munições. A confiança exagerada pode trazer dissabores.

Quando se trata de ensinar um filho a caçar, este ato deve ser rigoroso e sempre bem explicado, sem descurar detalhes. Os mais novos devem ser preparados para seguir regras de segurança e reconhecer os perigos que essa atividade encerra. Os avisos mais comuns prendem-se com a presença de outros caçadores no terreno e a não ingestão de álcool ou de outro qualquer produto que altere a perceção e os sentidos de alguma forma. A negligência causa acidentes.

As crianças devem ter consciência de que uma arma é um objeto que pode matar e que matam mesmo. Claro que elas estão habituadas a ver isso não acontecer nos desenhos animados que passam na televisão, mas os pais devem eliminar esse equívoco.

A gestão do conflito deve ser ensinada às crianças de forma desmistificada. Elas devem saber que uma resolução pacífica e democrática é sempre a melhor opção e não recorrendo ao uso de armas.

A educação fica na base de todo o ensinamento.


Rua Direita

Título: Arma de fogo? Cuidados a ter…

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 12

707 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 18:30:34

    Muito bom! As armas de fogo são um perigo quando guardadas carregadas. Já aconteceu de crianças pegarem e ficarem brincando causando, inclusive, mortes. Deve-se nem ter uma arma em casa para evitar problemas futuros.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Arma de fogo? Cuidados a ter…

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios