Viver com diabetes
A diabetes é uma doença hereditária, mas ainda se desconhece a intensidade com que é transmitida. Ainda não foi descoberta uma cura para esta doença, mas com os tratamentos actuais e vigilância, o doente diabético pode ter uma vida normal.
Uma forma de prevenir o aparecimento desta doença ou, no caso de esta já se ter manifestado, reduzir os seus efeitos, é seguir estes quatro pontos de intervenção:
- Promover uma alimentação equilibrada e nutritiva, na qual se deve reduzir a ingestão de açúcar (glucose), bolos, refrigerantes e outras guloseimas. Para além disso, deve procurar fazer seis refeições ao longo do dia;
- Devem procurar realizar exercício físico regularmente. A sua prática é fundamental para a prevenção e tratamento da doença;
- Muitos dos doentes, não conseguem a compensação da doença através destas medidas, tendo de ser medicados com insulina (designa-se por Diabetes do tipo I) ou com comprimidos hipoglicemiantes ou antidiabéticos (Diabetes do tipo II);
- Todos os doentes devem ser ensinados e treinados, de modo a terem consciência das medidas terapêuticas e da vigilância necessárias. Deve, ainda, ser alertado para as complicações que pode vir a sofrer.
Uma alteração excessiva dos níveis de glucose no sangue, pode dar origem a hipoglicémia ou hiperglicémia, consoante se verifique uma quebra ou aumento de glucose, respectivamente. Entre estes dois casos, a hipoglicémia é o caso mais preocupante e frequente, por ser de instalação súbita. A vítima queixa-se de mal estar, tonturas, fraqueza e membros trémulos. Pode ainda apresentar palidez, transpirar, estar confuso ou com um comportamento agressivo. Em alguns casos, pode ocorrer perda de consciência. Eis o que deve fazer se se deparar com uma caso destes:
2 – No caso de a vítima se encontrar inconsciente, deite-a em posição lateral de segurança, faça uma papa de açúcar e esfregue-a no interior da bochecha. Peça auxílio, chamando uma ambulância.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Daniela Vicente
13-09-2012 às 16:18:22a diabetes é uma doença que no caso das senhoras pode mesmo vitimar. surgia por volta dos 65-70 anos. a diabetes tipo I surge no início da vida e a diabetes tipo II está relacionado com a nossa vida: sedentarismo, alimentação pouco saudável. quando há dificuldade doa açúcar entre nas células começa a haver muito açúcar em circulação. este é um sinal da diabetes. a diabetes é silenciosa. a pessoa não vê grandes alterações.
¬ Responder