Vigie a hipertensão
Deste modo. quando ela sobe muito , o mais provável é ocorrer perigo de um enfarte ou AVC, muito frequente nos nossos dias e a aumentar cada vez mais.
Associado à subida da tensão arterial está um número de complicações , que podem inclusive levar levar à morte , ou em caso de as pessoas sobreviverem, ficarem com dependência física e psicológica.
Assim, recomenda-se o seu controlo, afim de evitar maiores complicações.
Com este simples gesto é possível reduzir em muito o problema dos enfartes, AVC e outros. A hipertensão é mais frequente nos idosos mas é possível de acontecer também nos outros grupos etários.
De que modo podemos contribui para reduzir este problema?
Em primeiro lugar torna-se importante, reduzir o sal na alimentação diária, o excesso de gorduras, para evitar o aumento do colesterol. o tabagismo, a obesidade e também a inatividade física, ou seja; é conveniente praticar um desporto e ter uma vida ativa. Neste caso, o sedentarismo é considerado um inimigo a evitar. Quem sofre deste mal deve alterar o estilo da vida, tal como, mudança de alimentação, deixar de fumar ou reduzir e ter atenção ao sal.
Para além destes cuidados básicos diários, é necessário prestar atenção aos efeitos que os medicamentos provocam, especialmente, dores de cabeça, cansaço ou mesmo pernas inchadas...no entanto deve incluir os medicamentos afim de a reduzir.
Considera-se que a principal causa de AVC é a hipertensão , e em especial partir dos 55 anos, provoca o dano das artérias. assim, não é de admirar que esta doença das artérias, seja das principais causas de morte. Se ela for associada ao consumo do tabaco, o seu efeito nefasto é maior.
Mas esta doença não é só das pessoas mais idosas, porque atualmente , assistimos a uma maior ocorrência em pessoas de menos idade, provavelmente associada ao consumo do tabaco, vida sedentária e perigos ou erros alimentares.
Hoje, os fatores de risco são cada vez maiores, daí a necessidade de se alertar para os agentes nocivos. O coração merece cuidados especiais , não só na velhice , mas em todas as idades. Devemos cuidar bem dele.