Varíola - A maior pandemia do mundo
Os sintomas são muito idênticos aos de uma gripe, mas em cerca de 10 dias, os sintomas evoluem para vômitos, dores corporais intensas e uma grande infeção na pele. A pele de todo o corpo fica coberta de bolhas com pus e feridas abertas e infetadas.
De 70% das pessoas infetadas, aproximadamente 30% morre e quem sobrevive, transporta sequelas para sempre.
Na Europa, e durante o século XVIII matava cerca de 400.000 pessoas, mas ainda no século XX matou mais de 2 milhões de pessoas.
Se há quem diga que a Peste Negra foi a pior doença de todos os tempos, julga-se que a varíola foi a que mais matou e a que mais sequelas deixou.
Foi só em 1780 e depois de tantas mortes causadas pelo vírus que um médico chamado Edward Jenner descobriu a vacina que poderia levar á cura. Mais uma vez, uma variante do vírus criou a oportunidade da cura.
Em 1978, e após uma campanha mundial de vacinação, a varíola foi a primeira doença humana erradicada. Desde essa data, mais ninguém foi vacinado contra a varíola e desconhecem-se casos do vírus puro em seres vivos, no entanto, existem 2 locais onde a varíola existe. Nos Estados unidos da América e na Ex-URSS (na Sibéria), existem 2 amostras em laboratório mantidas em forma de amostra em centros de Controlo de Doenças. Dizem ambos os países que ali se guardavam pois temia-se que se pudessem usar como arma biológica (ainda no tempo da Guerra fria).
Apesar de a Humanidade estar “protegida” de eventuais loucos, a varíola é um vírus que dá que pensar se usada como arma biológica. Em quantos instantes se propagava e quantos seriam afetados, tendo em conta que mais ninguém foi vacinado desde 1978? Dá que pensar…
Comentários ( 1 ) recentes
- Fátima
09-03-2013 às 23:06:23Muito boa essa matéria, porém não ficou muito claro sobre as sequelas. Tive varíola com 5 anos e hoje com 57. Tenho fibromialgia , além de outras doenças..Quero saber se além das manchas no rosto; existe a possibiolidade de haver relação....
¬ Responder