Uma vida pro-activa depois do enfarte
O primeiro alerta do enfarte do miocárdio é uma dor intensa perto do centro do peito, parecida com um aperto, também podendo se parecer como uma queimadura. O enfarte ocorre quando a gordura obstruí as artérias, impedindo o fluxo sanguíneo de passar. Por vezes, um enfarte é o ponto de partida para você acordar para a vida.
Aprender a sorrir é o primeiro passo de muitos para uma vida saudável. Não seja irritante nem depressivo, isso não é bom nem para si nem para o passageiro que vai ao seu lado nos transportes públicos. Aliás, os médicos até recomendam que você se apaixone e faça muito sexo. Se estiver mal disposto, não vai arranjar ninguém que queira nem um beijinho na cara. Senão tem mesmo vontade de viver, compre um animal de estimação. Ele trará a vida que você precisa de colocar na sua. Depois de comprar o animal, plante uma horta com alimentos saudáveis para si. São duas coisas que vão tomar parte do seu tempo para que deixe de ser maldisposto, depressivo ou apenas chato com a vida.
Os sintomas de stress são: a contração muscular e das artérias, a coagulação sanguínea, o aumento da frequência cardíaca e do metabolismo, a respiração fica mais intensa, o estômago fica «coladinho» e as pupilas dos olhos dilatam. Se está agora com estes sintomas pare, vá até à janela, abra-a e respire aquele ar puro que entra por ela. Contar até 10 pode ajudar, eventualmente. É uma brincadeira, mas pode acalmar de facto.