Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Transtorno de ansiedade

Transtorno de ansiedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Transtorno de ansiedade

Uma doença talvez considerada grave, é o transtorno da ansiedade, uma doença que atinge qualquer idade, qualquer organismo de variadas maneiras.

A ansiedade pode manifestar-se de três maneiras, neuro endócrino, visceral e de consciência. O neuro endócrino refere-se aos efeitos da adrenalina, glucagon, noradrenalina, cortisol e hormônio antidiurético. Já no visceral, a ansiedade é proveniente do sistema nervoso autónomo, que reage excitando o organismo na reação de alarme ou relaxado na fase de esgotamento.

Os principais sintomas de um transtorno da ansiedade são as palpitações, a inquietação, opressão no peito, sintomas gastrointestinais tais como as náuseas, os vómitos, e a diarreia, outros têm sintomas de mal-estar respiratório, tensões musculares e por aí. Nas mulheres, pode causar uma certa disfunção hormonal, no conseguindo evitar a menstruação. Já nos sintomas físicos varia de pessoa para pessoa




Existem dois tipos de ansiedade, nomeadamente o normal e o patológico. No caso do normal, a reação é bio-adaptiva, sendo uma ansiedade normal, em que o corpo dá uma resposta a casos estresses externos, por exemplo no caso de uma ameaça considerada a nosso ver, o corpo dá uma resposta, o ritmo cardíaco aumenta, havendo contrações nos vasos periféricos para que o sangue se concentre em áreas vitais, e a respiração vai aumentando de frequência. É uma sensação estranha, desagradável, acompanhados de sintomas a nível físico, mas a que o corpo tende a evitar que esses estresses se venham a complicar, tornando normal.

No caso patológico, torna-se mais complicado, a ansiedade torna-se assim quando o corpo reage de forma exagerada a um estímulo, ou seja, quando a ansiedade e desproporcional ao estímulo tornando uma reação adaptativa em desaptativa e quando ocorre ansiedade na ausência de estímulo deflagrador.

Os transtornos mais comuns são: a agorafobia, a fobia social, o transtorno obsessivo-compulsivo, várias fobias, a síndrome de pânico, o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno de ansiedade generalizada.

A ansiedade patológica causa prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação. Ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, trazendo prejuízos ao seu bem-estar.

Existe tratamento para o tipo patológico, no caso da medicação, geralmente são receitados Antidepressivos e Benzodiazepínicos (calmantes) quando o psiquiatra ou o clínico julga necessário usá-las. E no caso da psicoterapia, é fundamental saber a origem da ansiedade e como lidar com ela.

Já no tipo normal é apenas meios técnicos para relaxamento, como a yoga, acupuntura, bio feedback, caminhadas e por aí.


André Belacorça

Título: Transtorno de ansiedade

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Transtorno de ansiedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios