Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Torcicolo, que mal é esse?

Torcicolo, que mal é esse?

Categoria: Saúde
Torcicolo, que mal é esse?

O simples gesto de virar a cabeça um pouco mais rápido que o de costume pode desencadear longo período de dores e desconfortos. A sensação é gerada por uma contração exacerbada dos músculos localizados no pescoço, e que são distendidos sem aviso.

Quando ocorrem esporadicamente, estas crises não redundam em algo grave. Entretanto, se o episódio é recorrente, a consulta a um ortopedista ou fisioterapeuta certamente será necessária e bem vinda.

O torcicolo pode ser ocasionado por eventos isolados, ou estar atrelado a fatores consolidados como má postura. Se a coluna não está ereta, o corpo vai recorrer à região cervical para alcançar o equilíbrio, e a reação dos músculos a esta situação vai provocar dor. A correção da postura é o início para resolver tanto problemas de torcicolo, como de outras complicações musculares.

Outros fatores e hábitos causam o torcicolo. O jeito para dormir é um deles. O uso de travesseiros altos demais ou baixos demais, desalinha a coluna e facilita a ocorrência de desconfortos cervicais. O problema também é comum em motoristas que dispensam o retrovisor e se certificam do movimento às suas costas virando a cabeça. Como precisam fazer esse movimento muito rápido, para não prejudicar a visão dianteira, acabam contraindo os músculos e propiciando a crise.

Dores de cabeça acompanham o quadro de torcicolo. Às vezes por tensão provocada pelos músculos que se contraíram. Outras vezes por ansiedade em virtude da limitação do gestual. Nestes casos a melhor opção é o repouso.

As massagens, pensadas como alternativa são inadequadas, pois têm como objetivo o estímulo das ramificações nervosas e, no caso do torcicolo, este estímulo fará o músculo contrair-se ainda mais, segundo especialistas. Indicados para prevenção, os alongamentos são fatores de piora durante as crises.

Medicamentos contra dores e inflamações são as medidas mais eficientes para o período de crise. Compressas de água fria também melhoram o quadro, aliviando a dor e relaxando a musculatura, mas no caso de idosos podem causar desconforto ainda maior. A alternativa é o uso de compressas suavemente mornas. Já as compressas com água quente funcionam momentaneamente, e têm efeito reverso depois que o corpo volta a resfriar, pois a tensão muscular aumenta, e as dores também.

Contudo, se este mal lhe aflige com freqüência, consulte o especialista, detecte as causas e trabalhe para restabelecer a harmonia do corpo. Certamente o torcicolo não voltará a incomodar.


Hediene

Título: Torcicolo, que mal é esse?

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 0

762 

Imagem por: Aidan Jones

Comentários - Torcicolo, que mal é esse?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Aidan Jones

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios