Tire suas dúvidas sobre a vacina contra gripe
1 - Quem toma a vacina pode ficar gripado por causa disso?
Não, pois ela é uma vacina inativada (morta) e é incapaz de contaminar uma pessoa. Após a aplicação da vacina é comum que a área fique com um aspecto avermelhado e a pessoa tenha febra, isso pode ocorrer entre 6 a 24 horas depois.
2 – Existem substâncias cancerígenas na vacina?
Não. A vacina não traz nenhum malefício à saúde.
3 – Existem riscos para os bebês de grávidas que são vacinadas?
Não. O período da gestação é um ótimo momento para se fazer a vacinação contra a gripe. O bebê ficará protegido, pois os anticorpos serão passados via placenta até que possa ser vacinado. Além disso, a vacinação para as gravidas também é importante, pois elas têm mais chances de desenvolver doenças mais graves.
4 – Crianças muito pequenas não devem tomar a vacina devido à falta da formação do sistema imunológico?
Mentira. Logo ao nascimento deve ser iniciada a vacinação básica das crianças com a BCG e a hepatite B. Já a vacina contra gripe poderá ser aplicada após os 6 meses.
5 – A vacina só deve ser tomada em risco de epidemia?
Não. A gripe é uma doença viral muito contagiosa, podendo afetar pessoas de qualquer idade e possui altas taxas de morbidade e mortalidade todos os anos. Por isso é importante fazer a vacinação quando necessário.
6 – Algumas pessoas ainda evitam tomar a vacina, pois ainda acham que estão sendo cobaias.
Este também é um grande mito. As vacinas contra influenza são usadas há anos em vários países. No Brasil, o Ministério da Saúde realiza campanhas todos os anos contra a gripe desde 1999, o que diminuiu significativamente as taxas de mortalidade por influenza e complicações relacionadas.