Tímpano perfurado
Com efeito a água do banho pode penetrar neles, se não se respeitarem certos hábitos.
Para o evitar convêm colocar-se um pouco de algodão ou tampões pois a água que escorre de cima da cabeça pode penetrar e dar origem a problemas.
O tímpano é uma membrana muito fina e transparente e tem a forma de um círculo. Mas se não for resguardada ela pode perfurar, apenas fazendo pressão contra a mesma, ou com os jatos de água ou ar para dentro do canal do ouvido.
As infeções ou as otites agudas podem também perfurar a membrana do tímpano, se não forem tratadas. O mesmo pode acontecer com certos traumas ou choques ou ainda infeções purulentas.
Os ouvidos podem ser observados pelo médico, mediante um aparelho que dirige um feiche de luz sobre a superfície da membrana. Esta tem uma cor acizentada ou branca, que é visível sob o efeito da luz. Com efeito, só através do otoscópio ou microscópio é possível observar o interior do ouvido. O grau de perda de audição tem que ser avaliado pela audiometria e pode ser feito perfeitamente num rastreio.
A membrana do tímpano tem a função de vibrar mediante estímulos sonoros, transmitindo-se essas vibrações pelo ouvido médio.
Quando se verifica uma perfuração na membrana do tímpano, pode ser tratada com a cirurgia reconstrutiva do tímpano, se for uma grande perfuração. Mas se for pequena pode perfeitamente fechar em apenas poucas semanas.
Posto isto, deve proteger-se sempre os ouvidos, para evitar entradas de água ou ar, não permanecer muito tempo em locais com sons altos ou estridentes e limpá-los com cotonetes diáriamente.
Como os ouvidos são um órgão muito sensível, é necessário tratá-los com delicadeza, em especial os das crianças.
Quando está demasiado frio ou vento, devem tapar-se com um gorro ou chapéu, para não serem afetados pelos mesmos. É óbvio que o vento pode penetrar nos ouvidos e causar problemas ou infeções.
No caso dos adultos, os cuidados devem ser os mesmos, bem como fazer um rastreio de vez em quando.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Carlos
28-06-2012 às 10:29:28à que cuidar bem dos seus tímpanos, eu já rompi o meu e sei bem a falta que me fez... Para além das dores a quando o rompi..
¬ Responder