Técnicas de primeiros socorros
Quando se deparar com uma vítima, comece por verificar o seu estado de consciência. A pessoa não tem de estar necessariamente deitada no chão, podendo encontrar-se em qualquer posição.
- Comece por abanar suavemente a vítima pelos ombros, enquanto lhe pergunta em voz alta “está-me a ouvir” ou “aperte a minha mão”, aguardando uma resposta da sua parte.
- Se a vítima reagir ao seu contacto, coloque-a numa posição confortável e se necessário transporte-a até ao hospital.
- Se a vítima não responder, verifique se está a respirar. Em caso afirmativo, coloque-a em posição lateral de segurança - ajoelhe-se ao lado da vítima e levante-lhe a perna mais próxima de si, de modo a fazer um ângulo recto. Nunca largando a perna, coloque o braço da vítima que está mais longe de si, num ângulo recto com o tronco. O braço mais próximo de si deve ser colocado sobre o peito da vítima. Segure a vítima no ombro e por baixo da perna que esteve sempre a segurar e volte-a, de forma a ficar de costas para si. Mantenha a perna em ângulo recto e coloque-a de modo a impedir que a vítima role para a frente. Por fim, cruze o braço sobre o braço que está no chão.
- Chame uma ambulância.
Se se deparar com uma vítima que não respira e não tem preparação para a auxiliar, chame imediatamente uma ambulância e não abandone a vítima.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sofia Nunes
15-09-2012 às 15:53:25O tema do seu texto é algo em que penso frequentemente. Isto porque considero necessário que se implemente das escolas, a partir do ensino primário, cursos básicos e obrigatórios de primeiros socorros. Se as crianças forem desde cedo familiarizadas com estes procedimentos e com a eventualidade de os virem a ter de utilizar, mais naturalmente reagirão face a uma situação de emergência envolvendo tanto conhecidos como desconhecidos. Estou certa de que tal empreendimento salvaria vidas.
¬ Responder