Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Técnicas de primeiros socorros

Técnicas de primeiros socorros

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Técnicas de primeiros socorros

Apesar de haver indícios de que a sociedade está cada vez mais egoísta e egocêntrica, continuo a acreditar que tal não é verdade e ainda vamos a tempo de inverter a tendência e lutar pelo bem comum. Não entrando em questões sociais, políticas ou económicas, quero apenas alertar os leitores para a necessidade de saber executar técnicas de primeiros socorros. Na verdade, nunca se sabe quando tais conhecimentos terão de ser postos em prática, para auxiliar um familiar, amigo ou mesmo um desconhecido. De salientar que as dicas que aqui deixo devem ser aprofundadas e renovadas. São questões de saúde que estão sempre a sofrer alterações e actualizações, pelo que procure estar informado das últimas regras. Sinceramente, espero que estas curtas linhas deixem um “bichinho” de querer saber mais e procurar formação adequada e creditada sobre estes assuntos.

Quando se deparar com uma vítima, comece por verificar o seu estado de consciência. A pessoa não tem de estar necessariamente deitada no chão, podendo encontrar-se em qualquer posição.
- Comece por abanar suavemente a vítima pelos ombros, enquanto lhe pergunta em voz alta “está-me a ouvir” ou “aperte a minha mão”, aguardando uma resposta da sua parte.

- Se a vítima reagir ao seu contacto, coloque-a numa posição confortável e se necessário transporte-a até ao hospital.

- Se a vítima não responder, verifique se está a respirar. Em caso afirmativo, coloque-a em posição lateral de segurança - ajoelhe-se ao lado da vítima e levante-lhe a perna mais próxima de si, de modo a fazer um ângulo recto. Nunca largando a perna, coloque o braço da vítima que está mais longe de si, num ângulo recto com o tronco. O braço mais próximo de si deve ser colocado sobre o peito da vítima. Segure a vítima no ombro e por baixo da perna que esteve sempre a segurar e volte-a, de forma a ficar de costas para si. Mantenha a perna em ângulo recto e coloque-a de modo a impedir que a vítima role para a frente. Por fim, cruze o braço sobre o braço que está no chão.

- Chame uma ambulância.

Se a vítima não ventilar, terá de verificar se há algum objecto a obstruir as vias aéreas e possivelmente executar técnicas de reanimação cardiopulmonar. Este tipo de técnicas não se aprendem por um livro ou num simples texto informativo como este. Apenas num curso de Suporte Básico de Vida vai conseguir aprender e treinar estas técnicas.

Se se deparar com uma vítima que não respira e não tem preparação para a auxiliar, chame imediatamente uma ambulância e não abandone a vítima.



Cláudia Bandeira

Título: Técnicas de primeiros socorros

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 15:53:25

    O tema do seu texto é algo em que penso frequentemente. Isto porque considero necessário que se implemente das escolas, a partir do ensino primário, cursos básicos e obrigatórios de primeiros socorros. Se as crianças forem desde cedo familiarizadas com estes procedimentos e com a eventualidade de os virem a ter de utilizar, mais naturalmente reagirão face a uma situação de emergência envolvendo tanto conhecidos como desconhecidos. Estou certa de que tal empreendimento salvaria vidas.

    ¬ Responder

Comentários - Técnicas de primeiros socorros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios