Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sugestões para diminuir a tensão

Sugestões para diminuir a tensão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 10
Sugestões para diminuir a tensão

A luta do dia a dia faz-nos sentir por vezes , exaustos e destroçados, porque entramos num círculo vicioso, do qual se torna difícil de saír. Apesar dos esforços, o ruído, a poluição, a correria é suficiente para nos deixar sem energia suficiente para transpor os problemas do quotidiano: emprego, família, sociedade etc.

Mas, será a tensão do dia a dia realmente um beco sem saída?

É evidente que não é, pois ela podemos vencer a tensão e até reverte-la a nosso favor. Não devemos deixar que a mera sobrevivência , se torne numa luta permanente , e prejudicial ao nosso conforto e bem estar pessoal.

Apesar de ela se tornar cada vez mais pesada devido às exigências do mundo atual, temos que nos esforçar para minorá-la convenientemente.

Devemos em primeiro lugar modificar a nossa atitude e o modo como reagimos à própria tensão.
Senão vejamos: o facto de observarmos as pessoas numa correria imensa, as feições contraídas, maxilares cerrados, é bem exemplo de uma atitude contraída e por vezes até dolorosa. Assim, é conveniente modificarmos pequenos pormenores de desconforto , numa vida mais animada e descontraída.

Digamos que é salutar , quebrar a cadeia de pensamentos , que por vezes está na origem da tensão e pensarmos noutras coisas mais positivas. Deste modo, os pensamentos positivos, já são por si só um modo de minorar o acumular da tensão prejudicial.

Torna-se absolutamente desejável, que quando nos sentimos inseguros em relação a algo, ocupemos o espírito com coisas bem sucedidas, ao invés de mal. Outro modo de baixar ou minorar o indesejável, fazer umas férias, que constituem um ótimo processo de aliviar ou enfrentar a tensão da luta diária pela sobrevivência.

Para além destes simples pormenores, é conveniente dizer frases afirmativas repeti-las várias vezes ao longo do dia. Assim ficamos mais calmos. Para descontrair é importante tomar um banho de imersão com água quente, dado que a água quente descontrai e restaura a circulação.

Aconselha-se ainda a fazer exercício regularmente,pois este proporciona uma maior capacidade de lutar contra a tensão acumulada. Ouvir música, passear ou dançar também são eficazes para descontrair, e bastante benéficos.

Estas são pois algumas sugestões que nos auxiliam de imediato , num mundo que nos empurra cada vez mais para um beco sem saída e com grandes tensões associadas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Sugestões para diminuir a tensão

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

796 

Imagem por: Kerala Tourism

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    15-07-2014 às 23:25:14

    Realmente, a tensão ocorre muito quando estamos trabalhando de forma exaustiva, em excesso. Penso que diminuir a tensão tem a ver com diminuir o ritmo de trabalho, de levar a vida.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 17:19:52

    Boa tarde Teresa Maria Gil, muito boas suas sugestões! De fato tirar uns dias de férias é um ótimo remédio, para 1001 problemas. Mas não é sempre que podemos nos dar esse luxo, uma vez que temos uma rotina a cumprir e o dinheiro pode estar curto. Gostei das dicas dos exercícios, eles realmente melhoram não só a tensão, mas também a auto estima e a saúde de forma geral. Obrigado, e até logo!

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 11:33:23

    A tensão é um problema que afecta quase toda a multidão, uns por uns valores, outra por outros, mas a tensão é quase inevitável, aparece der repente, deixando uma pessoa tonta, sem forças, vários sintomas dependendo de alta ou baixa, e aqui está algumas das sugestões, gostei. Sinseramente

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    20-09-2012 às 10:46:45

    Sofre de tensão alta? Se sim deve tomar muito cuidado porque pode ter um ataque cardíaco ou trombose.Meça a tensão diáriamente para verificar se os valores sobem ou baixam.No caso de subirem muito dirija-se ao hospital pois tem que preveni-la com medicamentos e ser controlada.Não deve comer com sal nem carnes de porco ou outras.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:20:33

    Achei todas muito válidas.Tudo que pode ser usado para acalmar e trazer paz,deve ser usado mesmo sem moderação.Se faz bem então tem que continuar fazendo,se ainda não fez tem que fazer.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 19:48:45

    para fugir da tensão do dia a dia deve praticar coisas que façam realmente feliz, seja exercício físico, dança, teclar nas redes sociais com os nossos amigos sobre as fofocas, entre outras coisas. o melhor para fugir a tensão é ser feliz. opte por ser feliz.para de reclamar do dia e vejas as coisas positivas.há sempre dois lados. por exemplo, ficou com o carro bloqueado. pense que poderia ter tido um acidente e ferido alguém.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 13:06:19

    Também já ouvi falar dos males que a tensão pode provocar. Quando ficamos muito preocupados, nervosos ou ansiosos, geralmente a tensão aparece. Muitas vezes não é possível evitar essa sensação, e em algumas pessoas ela é ainda mais evidente, por isso acho muito importante adotar algumas medidas que poderão ajudar a diminuí-la. Por isso, com as suas dicas, sempre que me encontrar muito nervosa poderei encontrar formas de amenizá-la. Parabéns pelo ótimo texto e ateh.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 12:45:11

    Não tenho tensão alta, mas conheço quem tenha, especialmente pessoas mais velhas. É, assim, óptimo ter acesso a estas dicas tão simpáticas para saber como aconselhar amigos e familiares que padecem desta condição a melhorarem o seu dia-a-dia. Levar uma vida tendencialmente calma (o que nem sempre é fácil, mas é necessário que nos esforcemos nesse sentido, a bem da saúde) é, na minha opinião, a sugestão mais pertinente, pois está na base de tudo.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:48:41

    As tensões ocorrem quando ficamos preocupados, nervosos com algo ou com alguma coisa que irá acontecer. Não há como eliminá-la de nossa vida, porém, podemos diminuir com algumas técnicas que cada um procura em si. No seu texto também encontrei ferramentas interessantes para que quando eu estiver nesses momentos eu possa lembrar e praticar. Quando estou assim, faço o seguinte: respiro fundo e procuro a ajuda de Deus, isso sempre me acalma e alivia tensão.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:23:11

    A tensão alta pode provocar AVC e outros problemas relacionados com o aparelho cardio vascular.Quem sofre normalmente de tensão alta deve fazer um controlo regular, no médico ou até numa farmácia e fazer uma alimentação com menos sal e gorduras.O sal é por excelência o inimigo número um dos hipertensos, por isso deve ser reduzido ou banido, substuituindo-o por ervas aromáticas.

    ¬ Responder

Comentários - Sugestões para diminuir a tensão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como cuidar de Plantas de interior

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Como cuidar de Plantas de interior\"Rua
Cada planta tem um comportamento diferente, vou colocar aqui alguns cuidados que servem para a maioria delas.

LUZ:

Os principais erros no cultivo de plantas de interior é a falta de luz.
Se elas estiverem em locais onde não há luz suficiente, isso pode ser corrigido com a instalação de luz artificial, existe no mercado lâmpada que imitam a luz natural.


TEMPERATURA:

Mudanças bruscas de temperatura retardam e até paralisa o crescimento da planta, bem como causa a queda de folhas.


UMIDADE:

A maioria das plantas necessita de uma umidade atmosférica adequada.
Normalmente notamos que a planta não está com a umidade correta quando acontece ficarem amarelas e a queda de folhas.


IRRIGAÇÃO:

Conselhos básicos:
Uma planta em fase de crescimento vai precisar de mais água que uma que está em fase de dormência, ou já atingiu o seu tamanho adulto.
Durante a floração a planta precisa de mais água que em sua fase de crescimento
Em ambientes internos mais quentes é evidente que a planta vai precisar de mais águas que em ambientes mais frios.
Para saber qual é o momento exato de molhar, enfie o dedo no substrato, se sentir ele seco, chegou a hora

FERTILIZANTE:

Para que a planta tenha um desenvolvimento harmonioso convém usar periodicamente de fertilizantes que podem ser líquido ou sólidos.
No mercado existe a venda fertilizante com fórmulas específicas para cada planta.
Após a utilização do fertilizante regue a planta.

LIMPEZA:

Faça regularmente a limpeza de folhas secas e caule, pois elas são bastante positivas não só esteticamente como para a saúde das plantas.
Se estiver acumulada muita poeira sobre as folhas, espane, e depois passe um pano húmido
Atenção: Existe algumas espécies, que tem as folhas aveludadas, tipo a Violeta Africana, Begônia Rex, etc. que não deve ser colocada água é só usar uma escovinha bem macia.

TROCA DE VASO:

De uma maneira geral após 1 ou 2 anos as plantas de interior devem ser colocadas em vasos de tamanho maior.
Isso deve ser feito porque as raízes passam a ocupar um grande espaço e também porque o substrato vai perdendo sua composição inicial.
A época mais adequada varia de planta para planta, algumas devem ser feitas na primavera e outras quando estão na fase de repouso.
Aproveite para obterem mudas, separando brotos e dividindo touceiras.

Pesquisar mais textos:

Miguel Pereira

Título:Como cuidar de Plantas de interior

Autor:Miguel Pereira(todos os textos)

Imagem por: Kerala Tourism

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:09:31

    Muito bom! É tão gratificante cuidar de plantas. A gente vê o quanto elas florescem quando são bem-cuidadas. Amei as dicas!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    18-04-2014 às 22:36:55

    Fantástico seu texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios