Stress e decisões: uma combinação perigosa
Antes de apresentarmos uma resposta taxativa, devemos primeiro analisar os dois conceitos: stress e decisão. O primeiro, o stress caracteriza-se por ser uma resposta do nosso organismo a um estímulo exterior/interior desagradável e indesejado. Esta reacção orgânica constitui uma característica ancestral do corpo humano, uma vez que, outrora, enquanto animais irracionais, necessitávamos de respostas e de reflexos rápidos que nos protegessem dos predadores, por exemplo. Esta herança continua a fazer pleno sentido, uma vez que os actuais «predadores» assumiram apenas outras formas: a dor, a tristeza, a solidão, a pressão no trabalho, más condições de trabalho, más relações no seio da família, a pressão da responsabilidade – contas por pagar, dinheiro insuficiente – uma reunião, um casamento, um divórcio, enfim, a lista é imensa e ainda mais se o indivíduo habita num ambiente citadino.
Todavia, há que ressalvar que as situações enumeradas provocam geralmente quadros de stress crónico, extremamente nocivo para a saúde mental e física do paciente. Existe, no entanto, o stress ocasional que, este sim, funciona como uma resposta natural do corpo e, como tal, acaba mesmo por revelar efeitos benéficos para o ser humano, uma vez que o protege e estimula a enfrentar ou a fugir do problema, se for esse o caso.
Foquemos agora o outro conceito, a decisão ou a tomada de decisão: decisão, etimologicamente, provém do latim de – que significa parar, interromper – e caedere – que significa cortar. Portanto, decisão ou decidir significa, literalmente, parar de cortar ou, se quisermos, deixar fluir, logo, escolher, seleccionar, optar, designar, deliberar, assentar. E todos estes termos apontam para um leque de alternativas, de caminhos, que, ante a eleição de um deles como o melhor, se prevê um período de alguma reflexão e frieza de análise.
Espera-se que o mundo do trabalho mude, para bem do ser humano, sem «stresses»…
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
25-07-2014 às 04:08:25É verdade! Quando mais estamos estressados é quando tomamos as piores decisões de nossas vidas. É uma combinação perigosa, que pode transformar-se em algo muito ruim no dia a dia. Que possamos evitar- sempre!
¬ Responder - Raoni
27-05-2012 às 23:22:41Sr(a)(s) responsável(is) por este site,
¬ Responder
http://www.wix.com/raocaba/oqueevida#!
Este é o endereço do site que estou criando,
e o meu nome é Raoni,
Obrigado novamente pela atenção
Raoni - Raoni
27-05-2012 às 23:13:46Sr(a)(s) responsável(is) por este site,
¬ Responder
Gostei muito desta imagem ilustrativa e gostaria de saber se eu poderia utiliza-la no meu site? De ante mão, aviso que é um seite de divulgação científica, porém, ainda esta em fase de construção, e muito provavelmente, sempre estará. Seria ótimo ter esta imagem, pois ilustra bem o homem contemporâneo. De ante mão, agradeço pela atenção