Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sorriso brilhante!

Sorriso brilhante!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Sorriso brilhante!

Quando se prepara para tirar uma fotografia, toda a gente diz: "Olha o passarinho! Sorria!" Então aquilo que todos fazemos é abrir a boca e mostrar os dentes. Quando se vê a imagem, o que se vê é uma pessoa feliz a olhar para si mesma. Quanto mais saudável o sorriso parece, mais felizes ficamos ao vê-lo. Por que isso acontece?

Isso acontece porque os seus dentes são importantes em muitos aspectos. Se cuidar deles, eles vão ajudar a cuidar de si. Dentes fortes e saudáveis ajudá-lo-ão a mastigar os alimentos certos para ter uma saúde melhor. Eles ajudam a falar claramente. E sim, ajudam-no a procurar em si o seu melhor.

Cuidar dos dentes ajuda a evitar o aparecimento de placa que é uma película transparente de bactérias que se 'cola' aos dentes.

Depois das refeições, as bactérias 'enlouquecem' sobre o açúcar alojado nos seus dentes, como formigas num piquenique. As bactérias decompõem-no em ácidos que corroem o esmalte do dente, causando buracos chamados cavidades. A placa também causa a gengivite, que é a doença da gengiva que pode tornar as suas gengivas vermelhas, inchadas e doloridas. As suas gengivas são os tecidos moles da bocaque mantêm os dentes no seu lugar.

Se não cuidar dos seus dentes, as cáries e as gengivas doentes tornarão a sua boca muito, muito dolorida. Comer refeições será difícil. E depois, aos poucos, vai perder a vontade de sorrir tanto.




Felizmente, agora sabemos muito sobre como cuidar dos nossos dentes. Há muito tempo atrás, quando as pessoas envelheciam, os seus dentes apodreciam e sentiam muita dor. Para se livrarem de uma dor de dentes, estes iam sendo arrancados. Finalmente, as pessoas aprenderam que a limpeza dos seus dentes é uma rotina diária importante.

Foi apenas há cerca de 100 anos atrás, que alguém finalmente criou uma pasta dentífrica de hortelã para limpar os dentes. Não muito tempo depois, o tubo de pasta dentífrica foi inventado, para que as pessoas pudessem colocar a dose de pasta ideal sobre a escova de dentes!

Hoje existem muitas opções de pastas dentífricas: muitas cores e sabores para escolher, e algumas são feitas apenas para crianças.

As pessoas com ótima aparência ao nível dos dentes anunciam pastas dentífricas em anúncios de TV e em revistas. Quando estiver a escolher uma pasta dentífrica, certifique-se que ele contém flúor. O flúor faz com que os seus dentes se tornem mais fortes e protege-os contra as cáries.

Quando estiver a escovar os dentes não é necessária uma grande quantidade de pasta dentífrica. Basta apertar um pouco o tubo e deixar sair a quantidade suficiente para cobrir metade da sua escova. Não ingira pasta dentífrica. Após a escoagem passe água várias vezes até sentir uma sensação agradável de frescura e limpeza nos seus dentes e boca.


Ruben Duarte

Título: Sorriso brilhante!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Comentários - Sorriso brilhante!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios