Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sonambulismo Infantil

Sonambulismo Infantil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Sonambulismo Infantil

Durante muitos anos existiram histórias e muita conversa relativamente ao sonambulismo. Depois de estudos e de gente cientificamente curiosa quanto ao sonambulismo, caíram por terra todas as crenças e rezas de gentes antigas para que tal “doença” passasse.
A palavra sonambulismo é a união de 2 palavras do latim – somnus (sono) e ambule (andar) e a explicação ciêntifica é ainda contraditória.

Temos cinco ou seis fases de sono (varia de em cada um de nós), sendo a fase 1 a mais leve até à fase mais elevada. Por volta da fase 4 entramos em sono mais profundo. É exatamente durante a fase 3 e 4 que ocorrem os episódios de sonambulismo.

Durante o sono, as ondas cerebrais diminuem até que encontram um estado de descanso absoluto. A atividade motora é muito baixa, tal como a da memória e da consciência. No entanto, durante um episódio de sonambulismo, as ondas cerebrais são mais ativas e irregulares. Como existe uma atividade motora ativa durante o sono, este distúrbio traduz-se em agitação e nos “passeios” frequentes de um sonâmbulo. Na manhã seguinte não conseguem lembrar-se das ocorrências que podem acontecer 3 horas após o inicio do sono e decorrer até 30 minutos.

Acontece com frequência em crianças, mas acaba por desaparecer na fase da adolescência. As suas causas podem genéticas ou psicológicas e não devem ser considerados como situações graves. Raramente acontece que as crianças entrem em pânico ou fiquem extremamente nervosas. Também é um mito que acordar um sonâmbulo pode ser fatal, mas nunca é bom acordá-lo pois o susto é sempre certo.

As ocorrências são idênticas em todas as crianças. Sentar-se na cama, levantar-se e caminhar, comer, e abrir portas ou janelas (aqui sim, residem os problemas graves).
É normal que a criança mantenha os olhos abertos e fale ou sussurre. Os episódios de sonambulismo tem tendência a passar com o passar do tempo e antes da adolescência e não são preocupantes. No entanto, se o distúrbio se manter ou se for muito frequente, o melhor será consultar um médico.

Procure criar hábitos de sono. Deitar a criança sempre à mesma hora e evitar a excitação antes de ir deitar são alguns truques que pode utilizar.
Durante os episódios de sonambulismo não tente acordar o seu filho. Isso poderá deixá-lo nervoso e a situação pode ser evitada. Leve-o novamente para a cama e tente tranquiliza-lo de forma a que se deixe ficar deitado e tranquilo.

Cuidado com mobiliários que o possam magoar e especial atenção para portas e janelas. Aqui sim, reside o maior de todos os problemas.


Carla Horta

Título: Sonambulismo Infantil

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

621 

Comentários - Sonambulismo Infantil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios