Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sonambulismo Infantil

Sonambulismo Infantil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Sonambulismo Infantil

Durante muitos anos existiram histórias e muita conversa relativamente ao sonambulismo. Depois de estudos e de gente cientificamente curiosa quanto ao sonambulismo, caíram por terra todas as crenças e rezas de gentes antigas para que tal “doença” passasse.
A palavra sonambulismo é a união de 2 palavras do latim – somnus (sono) e ambule (andar) e a explicação ciêntifica é ainda contraditória.

Temos cinco ou seis fases de sono (varia de em cada um de nós), sendo a fase 1 a mais leve até à fase mais elevada. Por volta da fase 4 entramos em sono mais profundo. É exatamente durante a fase 3 e 4 que ocorrem os episódios de sonambulismo.

Durante o sono, as ondas cerebrais diminuem até que encontram um estado de descanso absoluto. A atividade motora é muito baixa, tal como a da memória e da consciência. No entanto, durante um episódio de sonambulismo, as ondas cerebrais são mais ativas e irregulares. Como existe uma atividade motora ativa durante o sono, este distúrbio traduz-se em agitação e nos “passeios” frequentes de um sonâmbulo. Na manhã seguinte não conseguem lembrar-se das ocorrências que podem acontecer 3 horas após o inicio do sono e decorrer até 30 minutos.

Acontece com frequência em crianças, mas acaba por desaparecer na fase da adolescência. As suas causas podem genéticas ou psicológicas e não devem ser considerados como situações graves. Raramente acontece que as crianças entrem em pânico ou fiquem extremamente nervosas. Também é um mito que acordar um sonâmbulo pode ser fatal, mas nunca é bom acordá-lo pois o susto é sempre certo.

As ocorrências são idênticas em todas as crianças. Sentar-se na cama, levantar-se e caminhar, comer, e abrir portas ou janelas (aqui sim, residem os problemas graves).
É normal que a criança mantenha os olhos abertos e fale ou sussurre. Os episódios de sonambulismo tem tendência a passar com o passar do tempo e antes da adolescência e não são preocupantes. No entanto, se o distúrbio se manter ou se for muito frequente, o melhor será consultar um médico.

Procure criar hábitos de sono. Deitar a criança sempre à mesma hora e evitar a excitação antes de ir deitar são alguns truques que pode utilizar.
Durante os episódios de sonambulismo não tente acordar o seu filho. Isso poderá deixá-lo nervoso e a situação pode ser evitada. Leve-o novamente para a cama e tente tranquiliza-lo de forma a que se deixe ficar deitado e tranquilo.

Cuidado com mobiliários que o possam magoar e especial atenção para portas e janelas. Aqui sim, reside o maior de todos os problemas.


Carla Horta

Título: Sonambulismo Infantil

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

621 

Comentários - Sonambulismo Infantil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios