Sintomas de cancro da próstata
No caso de os resultados dos exames sugerirem cancro, o médico pode pedir exames laboratoriais, análise à urina para detectar uma infecção e biopsia (remoção dos tecidos para procurar células cancerígenas. Se forem encontradas células cancerígenas, o patologista, refere o grau do tumor.
Os sintomas relacionados a este cancro mais usuais são: problemas urinários, dificuldades em parar o fluxo de urina em especial á noite, necessidade frequente de urinar, fluxo fraco de urina, dor durante a micção, dificuldades em ter erecção, sangue na urina ou sémen, dor na zona inferior das costas, ancas e zonas superiores das coxas. Estes sintomas podem ser provocados por tumores benignos ou outros problemas que devem ser confirmados pelo médico.
Geralmente as fases iniciais de cancro não causam dor e só são descobertos em fase adiantada. Por isso se torna importante a sua prevenção para evitar mortes prematuras.
Depois de detectado o cancro da próstata mesmo que não haja dor e sintomas, é necessária normalmente uma cirurgia, tratamentos de radioterapia e observação.
A medicação nestes casos é fundamental, para tratar e controlar os sintomas, para aliviar efeitos secundários e atenuar problemas emocionais.
Os problemas psicológicos e emocionais resultantes desta doença requerem um acompanhamento familiar e psicológico para minorar os seus efeitos. Podem ser factores de agravamento da doença.
Se o homem tiver muita dificuldade em lidar com a doença o melhor é procurar ajuda para uma melhor reabilitação. O facto de estar em casa pode não ser salutar para o restabelecimento pós-operatório. Deste modo convêm conviver dentro de certos limites, frequentar um centro de reabilitação etc.
É ainda conveniente no caso desta e outras doenças ter cuidado com a alimentação para não agravar os sintomas e desconforto. Deve reduzir-se o consumo de gorduras e sal.
Mesmo que este cancro seja assintomático deve tratar-se e prevenir-se antecipadamente com consultas de urologia uma ou duas vezes por ano. O cancro pode não doer mas mata.