Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Síndrome de Down

Síndrome de Down

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Síndrome de Down

O Síndrome de Down, também conhecido com a trissomia do cromossoma vinte e um, trata-se de um disturbio genetico, total ou parcial. Estima-se existir em cada mil nascimentos, um apenas com este disturbio, tornando-se como uma das deficiencias mais comuns a nivel genetico.

O nome Down foi designado devido a homenagear o médico britânico John Down, que descreveu esta doença a mil oitocentos e sessenta e dois, no entanto, só em mil novecentos e cinquenta e oito Jérome Lejeune descobriu uma das cópias do cromossoma vinte e um.

Este síndrome é caracterizado a partir de algumas dificuldades cognitivas e físicas com maiores ou menores diferenças entre estas pessoas, como os olhos amendoados devido às pregas nas pálpebras e pontos brancos na iris, uma prega simiesca transversal, membros curtos, o nariz achatado, a língua protrusa devido á cavidade oral, pescoço curto, defeitos cardíacos, flexibilidade excessiva nas articulações, entre outras, sendo geralmente identificada no nascimento. Existe ainda testes genéticos, como é o caso da amniocentese, que leva a identificar a deficiente na criança antes do nascimento.

As dificuldades cognitivas podem-se focar abaixo da média, conforme o retardo mental se basear no leve, com um Q.I. de cinquenta por cento, ou moderado com um Q.I. de trinta e cinco por cento, e em alguns casos poderá chegar ao retardo mental profundo. Nesta síndrome é frequente existir a microcefalia, ou seja, reduzido peso do cérebro.

Com o avanço da tecnologia, vem também o avanço da melhoria do desempenho cognitivo e físico destas pessoas, podendo desempenhar funções que antes não desempenhavam. Em outros tempos, estas pessoas eram rotuladas como incapazes, logo não existia escolas com ensino especializado e direcionado para estas diferenças, nem professores com formação para tal, integrando primeiramente estes portadores de deficiência mental junto de outros alunos, sendo posto de lado até pelo próprio professor, que não fazia questão de esclarecer possíveis duvidas existentes em relação a matéria.

Como todos nós sabemos, as crianças tornam-se crueis, brincando ou gozando com os males de outros, que é o caso destes deficientes, designado pelas crianças como os “mongos” ou “mongueloides”, levando os pais muitas das vezes a manter os proprios filhos fechados em casa, longe das vista daqueles que olham e comentam.

Estas pessoas, como muitas outras portadoras de deficiencia mental ou fisica, sofrem de descriminação. No entanto, nos dias de hoje muitos portadores de deficiencia do sindrome de Down romperam a grande barreira da descriminação, conseguindo vencer na vida, até mais que muitas pessoas normais, como arranjar um emprego, vivendo sozinhas e independentes, estudar em universidades, casarem-se como numa vida normal se trata-se.


Sandra Mendes

Título: Síndrome de Down

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sarah Cristina Doná

    02-10-2014 às 01:11:54

    Olá,
    Gostaria de saber informações sobre casas com portadores do Down para fazer uma visita, em São Paulo, podem me informar por favor?
    Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Síndrome de Down

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios