sinais de aneurisma
Sintomas de aneurisma cerebral
Os primeiros sintomas de aneurisma cerebral podem ser:
Dor de cabeça forte;
Dor na nuca;
Sensação estranha no rosto;
Alterações da visão como visão dupla ou embaçada;
Tontura;
Enjôo.
Outros sinais e sintomas de um aneurisma no cérebro também podem ser:
Sonolência;
Dormência ou formigamento de alguma parte do corpo;
Dificuldade para falar;
Dificuldade para realizar movimentos.
Estes sintomas podem surgir de repente, e um após o outro. Se o indivíduo apresentar estes sintomas é importante chamar uma ambulância ou levar o indivíduo para o hospital o mais rápido possível para que ele receba o tratamento adequado.
Sintomas de aneurisma da aorta
Forte dor no peito, no abdome ou nas costas;
Enjôo,
Vômito;
Taquicardia.
Os sintomas de aneurisma de aorta torácica podem ser:
Rouquidão:
Dificuldade para engolir;
Dificuldade para respirar;
Inchaço no pescoço;
Forte dor no peito ou nas costas;
Pele pálida, fria e úmida;
Enjôo;
Vômito;
Taquicardia;
Pressão baixa.
Ao serem observados estes sintomas deve-se levar o indivíduo para o hospital o mais rápido possível, pois a ruptura de um aneurisma é grave e pode levar a morte, se o indivíduo não for atendido rapidamente.
Um aneurisma que se rompe é uma emergência que precisa de tratamento médico e muitas vezes requer cirurgia. Dois métodos comuns são usados para reparar um aneurisma cerebral:
A clipagem é o modo mais comum de reparar um aneurisma. Isso é feito durante a cirurgia no cérebro
Mesmo que não ocorram sintomas, seu médico poderá recomendar um tratamento para evitar uma futura ruptura fatal. Mas nem todos os aneurismas precisam ser tratados imediatamente. Os aneurismas muito pequenos têm menos probabilidade de se romper.
Em caso de o paciente estar muito doente para se submeter a uma cirurgia ou se a localização do aneurisma colocar grande risco à realização de uma cirurgia, o médico poderá optar, então, por outros meios de tratamento, como:
Repouso total e restrições a atividades físicas
Medicamentos específicos para evitar convulsões
Medicamentos para controlar dores de cabeça e a pressão arterial.
Complicações possíveis
Quando ocorre o rompimento de um aneurisma cerebral, o sangramento causado geralmente não dura mais que alguns segundos. No entanto, o sangue pode provocar danos irreversíveis às células do cérebro que estão localizados ao redor do aneurisma, incluindo a morte celular. O rompimento do aneurisma pode, também, aumentar a pressão dentro do crânio. Nesse caso, se a pressão tornar-se muito elevada, o fluxo de sangue e de oxigenação no cérebro pode ser interrompido, causando perda de consciência e podendo levar a pessoa até mesmo a óbito.
Após o rompimento do aneurisma, outras complicações mais sérias podem ocorrer também, entre elas:
Um aneurisma que se rompeu e provocou sangramento pode voltar a sangrar novamente, o que pode causar ainda mais danos às células do cérebro.
Após a ruptura, os vasos sanguíneos do cérebro podem se contrair involuntariamente, num movimento conhecido como vasoespasmo. Isso pode interromper o fluxo sanguíneo para as células do cérebro e provocar um derrame, além de causar outros danos e morte celular.
Quando um aneurisma cerebral se rompe, geralmente ocorre uma hemorragia subaracnóidea, que é justamente o vazamento de sangue para o tecido cerebral ao redor do aneurisma. Nesses casos, pode ocorrer hidrocefalia, quando o sangue interrompe a circulação do líquido cefalorraquidiano.
Uma hemorragia subaracnóidea pode desregular a quantidade de sódio no sangue (hiponatremia) e causar danos irreversíveis às células do cérebro.
Após a ruptura do aneurisma cerebral, o paciente pode vir a entrar em coma e pode, muitas vezes, sofrer danos irreversíveis, como perda permanente de sensibilidade de qualquer parte da face ou do corpo e do movimento de uma ou mais partes do corpo.