Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 2
Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Talvez já tenha acontecido com você ou com alguém próximo, uma dor desagradável, sem explicação e que o médico às vezes não sabe dizer exatamente de onde vem, mesmo depois de detalhados exames. A resposta pode estar na ponta dos dedos, mas exatamente no shiatsu, técnica de massagem de origem chinesa que se popularizou no Japão no século XIX. Hoje, também no Brasil o shiatsu é um procedimento bastante procurado por gente que quer se livrar de dores e, sobretudo, aliviar o estresse. Segundo a medicina tradicional chinesa, muitas destas dores são causadas pela estagnação de sangue e, conseqüentemente, de energia vital em uma ou mais regiões do corpo.

A partir da manipulação de determinados pontos, pressionando-os ou friccionando-os, o shiatsu dissipa a estagnação, fazendo com que a circulação volte a fluir plenamente, melhorando a oxigenação sanguínea. Suas indicações são muitas: dores musculares dores articulares, hérnia de disco, torcicolos, insônia, enxaquecas. É importante lembrar, porém que o shiatsu não é uma terapia de cura em si, explica os médicos. Ele é parte de um trabalho médico que pode incluir medicamentos, dieta alimentar, exercícios e acupuntura.

A acupuntura e o shiatsu, aliás, têm a mesma origem e ativam os mesmíssimos canais de energia do corpo humano, que, na medicina chinesa, são conhecidos como meridianos. Mais há diferenças entre os resultados obtidos pelas duas técnicas. A acupuntura movimenta profundamente nossa energia. Por isso, não é recomendada a quem esteja com o organismo muito debilitado e com a vitalidade baixa. Para esse caso, o shiatsu pode ser mais indicado porque tem efeitos tonificantes. Os dois procedimentos podem ainda ser aplicados simultaneamente, o que é comum entre profissionais habilitados. Para quem tem medo de agulhas, costuma se aliar shiatsu e acupuntura, uma agulha anestesia o centro da dor, e o trabalho com shiatsu começam pela periferia do ponto estagnado até atingir este centro.A quem prefira o chamado shiatsu puro que tem diferentes níveis de intensidade. No Japão, a técnica do shiatsu é muito mais vigorosa. Pode incluir não só o toque das mãos, mas também a pressão do cotovelo e dos joelhos.

Aqui no Brasil temos de adaptá-la e torná-la mais suave, porque são poucas pessoas que agüentam uma manipulação tão forte. O shiatsu ainda é usado como terapia auxiliar de males crônicos grave, caso de esclerose múltipla, doença neurológica que provoca transtornos motores severos. Os pontos energéticos desequilibrados durante uma crise de esclerose são ativados, melhorando sensivelmente os movimentos dos membros afetados no caso de fibromialgia, que faz o paciente sentir dores generalizadas pelo corpo à massagem também pode trazer grande alívio durante fases de crise.

Waldiney Melo

Título: Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • pedro siqueira filho

    04-03-2013 às 13:27:25

    como terapeuta da técnica shi-atsu faço o tratamento com sucesso a mais de 10 anos

    ¬ Responder
  • Cliciane

    02-11-2012 às 17:11:47

    estou fazendo uma pesquisa sobre o shiatsu no tratamento da esclerose multipla, se tiver mais algum texto, trabalho relacionado, poderia indicar-me.Também gostaria do nome do autor e ano dessa publicação, obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios