Shiatsu - Toque e Pressão
Do que vos quero falar hoje é de Shiatsu, também ele originário na Ásia, mais propriamente no Japão, mas cujas bases assentam na Medicina Tradicional Chinesa. Foi legalmente reconhecido em 1965 e alguns já terão ouvido falar, mas acredito que a grande maioria não sabe do que se trata.
Shiatsu significa “pressão com os dedos”, mas é mais que isso. É considerada uma terapia, dita alternativa, que restabelece a energia vital de cada indivíduo. Está cientificamente comprovado que o corpo humano possui energia e que esta circula em canais - meridianos. Se quisermos ser mais específicos, podemos completar esta ideia, explicando que os meridianos, assim como os centros de energia (chackras), formam uma corrente vibratória que circula pelo corpo. Esta, conecta a energia do céu (yang), com a energia da terra (yin), sendo que ambas estão presentes no corpo humano.
Mas, porquê restabelecer essa energia? Na verdade, o organismo sofre interferências externas (factores do meio circundante) e internas (emoções e sentimentos resultantes das situações do dia-a-dia, das quais resultam alterações do fluxo energético, traduzidas, muitas vezes, por dores, tensão, contraturas, etc. Desta feita, para que haja saúde física e mental, deverá existir um perfeito equilíbrio e harmonia dos fluxos de energia no organismo, caso contrário desenvolvem-se doenças.
Num tratamento de Shiatsu, o terapeuta, profissionalmente credenciado, aplica pressão em pontos ou meridianos específicos, de forma a desbloquear a energia estagnada. Para além disso, executa também outras técnicas, como estiramentos, tudo em prol da dita libertação de energia. Cada sessão de Shiatsu deve também ser vista como uma forma de prevenção de possíveis desequilíbrios energéticos, prevenindo o aparecimento de doenças.
Para além deste tipo de Shiatsu, que foca atenções em meridianos ou pontos de acumpressão, outros há que se regem por técnicas mais holísticas, generalizando o trabalho e envolvendo todo o corpo.
Como qualquer outra terapia, apenas deve ser deve ser executada por profissionais experientes e com alguma cautela em pessoas com osteoporose, doenças infecto-contagiosas ou grávidas.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Bela Faria M.
30-03-2009 às 19:39:41Amigas, tive na semana passada uma experiencia em Shiatsu. Meu Deus adorei. Tive muita sorte com o teraputa, alto, moreno, olhos verdes escuros, peito firme e, que mãos... tocou, deslizou, esfregou,...pos-me comletamente nas nuvens.
¬ Responder
Shiatsu é um must.
Shiatsu para mim vai ser para repetir.
Shiatsu tirou-me 20 anos.
Por tudo isso, e pela magnifica experiencia que eu tive, adoro Shiatsu e deveras recomendo a todas as queridas.
Gostei imenso do teu texto Cláudia - beijo.