Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shantala: seu bebê vai amar!

Shantala: seu bebê vai amar!

Categoria: Saúde
Comentários: 2
Shantala: seu bebê vai amar!

A Shantala constitui-se em um ritual indiano, em que a mãe massageia o filho aproximando o olhar do bebê com o olhar da mãe. Deve acontecer em silêncio, como forma de meditação, transformando o ambiente e os movimentos num ritual de harmonia e integração. Os benefícios adquiridos com essa técnica são bastante significativos. Essa prática acalma o bebê, transmite-lhe paz e segurança, evita cólicas e  proporciona um sono tranquilo.

O nome da prática é Shantala em homenagem a uma indiana vista por um médico francês nos anos 70 massageando seu filho na rua. Ela exercitava essa prática  milenar. O médico encantado com a técnica observou os movimentos que a moça realizava e publicou um livro divulgando no meio acadêmico essa prática, hoje bastante conhecida e utilizada no mundo todo.

Essa massagem pode ser praticada desde os primeiros dias de vida do bebê e os pediatras observam sua maior eficácia até o primeiro ano, pois depois fica difícil obter a atenção da criança e fazer com que fique quieta para receber os toques.

É indicado que essa prática acontece uma vez ao dia, com horário escolhido pela mãe e que não atrapalhe o sono e as mamadas do bebê. Também é importante dar um tempo logo depois da mamada para praticar a massagem. Caso contrário é provável que a criança regurgite. É necessário um ambiente silencioso e em que a mãe não seja interrompida. Se o bebê apresenta alguma doença, alergia ou dorme durante a massagem é indicada a suspensão da técnica.

A Shantala deve ser feita com o toque firme da mãe na criança. Para sentir na pele os efeitos do toque, o bebê deve estar sem roupa e no colo da mãe. Pode ser utilizado um óleo adequado para que aqueça as mãos da mãe que deslizará melhor no corpo do filho. Óleo de amêndoas é uma ótima indicação ou óleo de camomila para acalmar. Durante os movimentos a mãe deve sentir a musculatura da criança, sem machucá-la obviamente ou causar algum desconforto. Os movimentos devem ser prazerosos também para a mãe. O contato dos olhares é muito importante.

Deve-se forrar o local com um pano, pois com a massagem o bebê tende a relaxar. Para crianças com refluxo é indicado um travesseiro que levante um pouco a cabeça do bebê, evitando sufocamentos em decorrência de refluxo.

A Shantala pode ser praticada como prevenção de cólicas, daí a importância de realizá-la no turno anterior à rotina da cólica. Essa massagem também é indicada para casos de prisão de ventre. Se o objetivo da massagem for apenas relaxar a criança, o ideal é fazer movimentos mais suaves e lentos, mas se o objetivo é estimulá-la, o indicado são movimentos repetitivos rápidos e fortes.

Para o sucesso da massagem é fundamental que a mãe esteja tranquila, sem tensão nenhuma, pois com essa interação os sentimentos de desequilíbrio da mãe são passados ao filho. O recomendável é que antes a mãe faça um banho relaxante e prepare-se adequadamente para esse momento com o bebê. E, caso a criança demonstre desconforto ou chore demais, a massagem deve ser suspensa. Sinal de que não houve um vínculo positivo entre mãe e filho ou que a criança não se adaptou bem com a técnica.


Rosana Fernandes

Título: Shantala: seu bebê vai amar!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

799 

Imagem por: valentinapowers

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Larissa de LourdesLarissa Ferreira

    18-04-2014 às 22:49:18

    Olá, achei muito bom esse texto, tanto que quero cita-lo em meu trabalho. Sendo assim, gostaria de saber o ano em que foi escrito, para eu colocar no trabalho. Poderia me dizer?
    Obrigada, aguardo o retorno.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 16:01:36

    Larissa Ferreira este texto, "Shantala: Seu Bebê Vai Amar!" foi escrito em 2010

    ¬ Responder

Comentários - Shantala: seu bebê vai amar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: valentinapowers

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios