Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ser Sobredotado

Ser Sobredotado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Ser Sobredotado

Ser-se inteligente não chega. Dizer que determinada pessoa é híper-inteligente não é o termo ideal. Ser-se sobredotado é ser-se único numa sociedade que muitas vezes ninguém entende muito bem o que isto é.

Ser sobredotado não é sinonimo de felicidade, ao contrário do que muita gente imagina, pois o desinteresse e a desintegração da restante sociedade são uma constante.

Um sobredotado tem uma capacidade mental única e muito acima da média, sendo portador de um QI (coeficiente de inteligência) bastante elevado. Um sobredotado absorve e assimila informação de forma extraordinária.

No entanto, poderá não ser em todas as áreas. Muitos sobredotados são mais talentosos nas áreas da matemática e da física, enquanto outros para áreas linguísticas e intelectuais. Há quem defenda ainda a teoria de que alguns indivíduos possam ser sobredotados fisicamente, conseguindo genialidades motoras.

Cada individuo sobredotado é híper talentoso numa determinada área. Há quem estude a sobredotação e explique que existem os sobredotados de Fatos G 8inteligencia Geral) que mesmo não sabendo ler, conseguem decifrar problemas e esquemas como equações de forma correta, quando um teste é apresentado através de imagens.

Mas afinal o que causa a sobredotação? A resposta é controversa, pois os estudos ainda não comprovam que exista uma causa científica para a sobredotação. No entanto há quem explique esta situação. Defendem que um sobredotado apresenta uma característica cerebral com funcionalidades distintas, por exemplo na massa do lobo pré-frontal, no volume da massa cinzenta ou até mesmo no tamanho do cérebro. Há ainda quem defenda (ao contrario do que foi dito anteriormente) que a causa da sobredotação são as conexões cerebrais, sendo o seu funcionamento mais otimizado, causando uma capacidade superior.

Apesar destas fantásticas características, um sobredotado pode ser uma pessoa desinteressada e um aluno com notas medíocres.

Na infância, numa criança sobredotada cuja superdotação não é reconhecida, pode ser diagnosticado défice de atenção, hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo e ser considerada uma criança desafiadora e em permanente oposição. Na verdade, a sociedade em que está inserido, torna-se a determinada altura desinteressante e aborrecida. A falta de interesses que partilha com crianças da sua idade podem causar depressão e ansiedade, e causar inveja e ciúme noutras crianças.

A verdade é que a nossa atenção enquanto sociedade se vira muito mais para quem sobre de os menos ou pouco dotados e retira a curiosidade devida a estes indivíduos. Existem centros e escolas próprias para sobredotados, mas não será isso também exclui-los da sociedade em que todos devemos viver?


Carla Horta

Título: Ser Sobredotado

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Comentários - Ser Sobredotado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios