Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Selecção de embriões

Selecção de embriões

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Selecção de embriões

O Diagnóstico Genético Pré-Implantório (DGPI) permite efetuar a seleção de embriões consoante a sua composição genética, de forma a evitar o nascimento de futuras crianças com probabilidades elevadas de desenvolver determinadas doenças graves, responsáveis pelo usufruto de um tempo e de uma qualidade de vida (muito) limitados/as.

Este método, aprovado em Portugal, em 2006, pela Comissão Parlamentar da Saúde, previne, através da seleção do sexo bébé, a ocorrência de doenças degenerativas, predominantes na família e características do sexo “excluído”, como é o caso das Amiloidoses (um dos quatro tipos principais é a vulgarmente conhecida “Doença dos Pézinhos”), a distrofia de Duchenne e a Hemofilia, que afetam maioritariamente os indivíduos do sexo masculino.

Após a fertilização in vitro, as substâncias libertadas no espaço onde se dá o desenvolvimento dos embriões, após cerca de três dias de formação, são analisadas em busca dos cromossomas malditos, previamente delineados após a elaboração do mapa genético dos pais e do historial de doenças predominantes, no seio da família, ao longo de várias gerações. Como o embrião mais saudável é implantado na mulher cerca de 5 dias após a fusão das células mãe-pai, este processo não afeta o decorrer normal de gestação.

O cancro, a distrofia muscular progressiva, as síndromes de Patau, Edwards, Down e a de Turnner, a fibrose quística (na qual é raro o sujeito viver além dos 30 anos) e a doença de Huntington, são outros exemplos de males que ceifam vidas tenras e as privam o seu pleno uso, e que podem ser despistadas pelo DGPI. Neste caso, a seleção do embrião não é efetuada em função do seu sexo, mas limitada apenas à sua composição cromossomática.

À primeira vista fazer uma escolha entre grupos de células que podem ser pessoas parece cruel e é este o fundamento que assenta na proibição de realizar o DGPI em certos países. No entanto, tratam-se de simples células, com enorme potencial, como o são um óvulo ou um espermatozoide, normalmente impedidos de germinarem e de concretizarem o seu potencial.

Se pudesse escolher entre proporcionar o mínimo de qualidade de vida ao seu filho ou vê-lo viver em sofrimento e incapacitado, o que faria? Selecionava o embrião mais capaz ou arriscava dar vida a um ser, que ia conhecer as raízes do sofrimento, sem usufruir dos frutos das suas realizações? Em norme do amor, o que faria?


Carla Santos

Título: Selecção de embriões

Autor: Carla Santos (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Imagem por: lunar caustic

Comentários - Selecção de embriões

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: lunar caustic

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios