Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Seja um doador de medula óssea

Seja um doador de medula óssea

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Seja um doador de medula óssea

Saiba que você pode ser um doador de medula óssea, basta você ter interesse em salvar vidas. É tão importante você saber que pode se dá e salvar uma vida. Hoje tenho a oportunidade de esclarecer sobre o transplante de medula óssea e dizer que você pode salvar vidas. Pois o transplante de medula óssea é uma modalidade terapêutica utilizada em tratamento de inúmeras das doenças hematológicas, benignas ou malignas; hereditárias ou adquiridas. O seu fundamento lógico para o transplante de células progenitoras está baseado no fato de que todas as células maduras que circulam no sangue, ou seja, glóbulos vermelhos, e glóbulos brancos e plaquetas provém de uma única célula, contida na medula óssea, que denominada célula progenitora ou “stem cell”, e é atualmente o termo mais amplamente e aceito, é células progenitoras hematopoéticas.

Assim, o termo transplante de medula óssea vêm sendo modificado por um termo mais específico que é o transplante de células progenitoras hematopoéticas, pois essa denominação reflete melhor o tipo de procedimento realizado, e o tipo de célula que o paciente irá receber para reconstituir sua medula óssea. A realização do transplante consiste na retirada de células progenitoras hematopoéticas. Estas células estão localizadas em adultos, principalmente nos ossos achatos como a bacia, esterno, costela e vértebras.

O procedimento consiste de múltiplas aspirações com de agulhas especiais. Podem-se obter as células progenitoras periféricas mobilizadas, com fator de crescimento (G-CSF), que vão circular na corrente sangüínea, e sendo coletadas através de máquinas denominadas leucaférese. As células progenitoras circulando na corrente sangüínea se implantam na medula óssea, iniciando a reconstituição hematopoética do paciente, após regime de condicionamento. O condicionamento é um uso de altas doses de quimioterapia associados ou não à radioterapia corporal para que o paciente seja tratado desta doença hematológica. Com a infusão de células progenitoras suficiente do paciente (que é transplante autólogo) ou de um doador próximo e compatível (que é transplante alogênico), a função da medula e a produção das células do sangue e é restaurada de maneira suficiente a permitir a recuperação de um tratamento intensivo. A indicação para transplante depende do tipo, e do estágio da doença e da idade do paciente. O paciente deve estar com a doença controlada. Não é todo o paciente que é portador de leucemia ou linfoma que têm indicação para realização de transplante. Portanto saiba que o critério para realizar um transplante está estabelecido em protocolos aprovados pelos Comitês de Ética.

Para se obter células progenitoras do sangue periférico, em número apropriado para o transplante, que é um equipamento chamado máquina de leucaférese. O sangue é separado e as células progenitoras são separadas de acordo com o seu peso, e armazenadas em um compartimento especial. As células progenitoras são infundidas no paciente, após o regime de condicionamento próprio para o transplante.
um paciente portador de leucemia ou linfoma que esteja em remissão, saiba, portanto que um transplante de células progenitoras será mais apropriado para a cura da doença do que outras formas de terapia. Se houver uma indicação de um transplante alogênico, e houver um doador compatível e disponível as células progenitoras saiba, portanto que há.

Saiba, portanto que há três formas de transplante o Alogênico que as células progenitoras vêm de um doador previamente selecionado por testes de compatibilidade, principalmente o HLA que antígeno de hispocompatibilidade leucocitária normalmente é identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. Os bancos de medula óssea podem ter cadastrados de doadores adultos ou bancos de cordão umbilical. E o autólogo que é as células progenitoras que vem do próprio paciente. Já o singênico que as células progenitoras vêm de gêmeos idênticos, ou seja, univitelinos. Saiba, portanto o quanto você pode ser útil e salvar uma vida. Procure um banco de medula óssea e veja você um doador.



Waldiney Melo

Título: Seja um doador de medula óssea

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

670 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEduardo Landim Paim

    27-04-2010 às 19:53:40

    Estou cadastrado como doador, me sentirei honrado se tiver a chance de salvar uma vida.

    ¬ Responder

Comentários - Seja um doador de medula óssea

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios