Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba mais sobre o transtorno bipolar – Sintomas e tratamento

Saiba mais sobre o transtorno bipolar – Sintomas e tratamento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Saiba mais sobre o transtorno bipolar – Sintomas e tratamento

Você sabe o que é o transtorno bipolar? Ele é uma doença caracterizada por extremas mudanças de humor de uma pessoa intercaladas com momentos de normalidade. Ou seja, acontecem oscilações normais como estados de alegria e tristeza, ou até mesmo, alterações mais bruscas como euforia e depressão. Em muitos casos, o transtorno bipolar é confundido com mudanças de humor momentâneas que podem ocorrer devido às dificuldades do cotidiano, mas que tendem a sumir quando as dificuldades são resolvidas.

Sintomas do transtorno bipolar: Seus sintomas aparecem por meio de mudanças súbitas de comportamento eufórico para depressão ou vice-versa. E, como o senso crítico e a capacidade de raciocínio do indivíduo ficam prejudicados, ele não consegue perceber essas oscilações de humor. Veja quais são os sintomas do transtorno bipolar na fase eufórica e na fase depressiva.

Sintomas na fase de euforia:
- Alegria duradoura e exagerada;
- Sensação de ter poderes especiais, grandeza e poder;
- Otimismo e autoconfiança exagerados;
- Irritabilidade e impaciência;
- Pensamentos acelerados e tagarelice;
- Distração fácil;
- Insônia;
- Agitação, inquietação física e mental;
- Aumento do desejo sexual;
- Em casos mais graves: delírios e alucinações, abuso de álcool e drogas, ideias de suicídio, desinibição exagerada e comportamentos inadequados.

Sintomas na fase de depressão:
- Irritabilidade, desespero;
- Falta de sentimentos de prazer e alegria na vida;
- Tristeza, humor melancólico, angústia ou sensação de vazio;
- Desânimo, preguiça, falta de energia física e mental, cansaço;
- Pensamentos negativos, pessimismo, ideias de culpa, fracasso;
- Sentimentos de insegurança, medo, baixa autoestima;
- Perda ou aumento de apetite ou peso;
- Insônia ou dormir demais sem se sentir descansado;
- Depressões graves, alucinações ou delírios;
- Falta de interesse, iniciativa;
- Em casos mais graves: dores ou sintomas físicos que não podem ser explicados por outras doenças, ideias suicidas.

Tratamento para transtorno bipolar – O mais indicado é fazer o uso de medicamentos e psicoterapia. Um diagnóstico que é feito por um profissional terapeuta ajuda o paciente a controlar suas mudanças súbitas de humor e alivia os sintomas.

O apoio da família neste momento também é muito importante para a pessoa que sofre com a doença. Assim, ela irá se sentir mais segura e a sensação de apoio e compreensão serão aspetos fundamentais no relacionamento familiar, o que ajuda a aumentar a possibilidade de uma vida com qualidade e produtiva.

Por fim, é válido ressaltar que muitas pessoas não conseguem percebem que possuem o transtorno bipolar. Por isso, caso repare qualquer tipo de sintoma parecido com os da doença, procure a orientação de um médico especialista. Somente este profissional poderá diagnosticar e solucionar o problema por meio de um tratamento.


Rua Direita

Título: Saiba mais sobre o transtorno bipolar – Sintomas e tratamento

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

639 

Comentários - Saiba mais sobre o transtorno bipolar – Sintomas e tratamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios