Saiba mais sobre a obesidade infantil
Além de prejudicar a autoestima da criança, também aumenta a probabilidade se se ter problemas ortopédicos, cardíacos, respiratórios e outros ocasionado pela obesidade na infância.
Somente no ano de 2010 a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou aproximadamente 42 milhões de crianças de até 5 anos, em todo o mundo, que sofrem com o excesso de peso. E são vários os fatores que podem influenciar para que a criança desenvolva a obesidade:
hereditariedade, problemas hormonais, ansiedade ou depressão. Além desses, os principais fatores causadores da obesidade infantil é o sedentarismo e a má alimentação. Portanto, é importante que muitas crianças aprendam a ter novos hábitos, para que elas sejam mais ativas e aprendam a ter uma dieta mais equilibrada.
Dicas que ajudam a prevenir a obesidade infantil:
1 – Se a criança está acima do peso, é recomendável procurar a orientação de um médico. Por meio de uma avaliação ele poderá indicar o tratamento, atividades físicas e a alimentação adequada para ela.
2 – Faça uma rotina com as horas certas para comer, brincar, fazer esportes e estudar. Não deixe que a criança fique muito tempo ociosa em frente ao computador ou a TV, para evitar que ela fique comendo muitas bobagens.
3 – Procure fazer as refeições em família, em um local agradável e tranquilo. E, evite deixar a televisão ligada nesse momento.
4 – Os pais são exemplo: evite comer doces e frituras, procure sempre ter uma alimentação saudável, que inclua o consumo de frutas, legumes e verduras. E também, não se esqueça das atividades físicas.
6 – Tente incluir as atividades físicas na rotina da criança. Leve-a para empinar pipa, andar de bicicleta, patins ou skate, levar o cachorro para passear e outras, para que ele se distraia e fique com o corpo saudável.