Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Rosácea -problema de pele

Rosácea -problema de pele

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 3
Rosácea -problema de pele

A rosácea ou couperose é um problema dermatológico que pode causar ansiedade e baixa de auto-estima.

É com efeito, uma doença vascular e inflamatória, que causa vermelhidão e borbulhas no rosto. Contudo, pode ainda causar uma desfiguração relevante, se não for tratada a tempo e de forma adequada.

Ela ocorre mais em determinadas idades, como por exemplo nos adultos entre os 30 e 50 anos, sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens.

É característica do centro da face do rosto, mas pode também estender-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo.

Os seus sintomas dependem do maior ou menor grau de evolução, sendo a primeira manifestação chamada de pré-rosácea. No início apresenta apenas um robor facial passageiro , que se denomina flush espontâneo, embora possa evoluir para o centro da face.

Considera-se bastante desagradável porque provoca calor e ardência na área afetada e pode evoluir para crises mais agudas.

O motivo da vermelhidão é o aumento dos vasos sangúínios, que se parecem com teias de aranha, pápulas e pústulas.

Esta já é uma fase mais avançada da doença e pode evoluir para o pescoço, o tórax, dorso e couro cabeludo. No entanto não apresenta pontos e negros e borbulhas.

O problema mais grave da rosácea é o fato de inflamar a pele ao ponto de ficar espessa e com o nariz mais inchado e bulboso.

Pode ainda desembocar na rosácea ocular, cujos sintomas são idênticos aos da conjuntivite, em que aumenta o ardor e os sinais de olhos vermelhos.

Há contudo fatores que desencadeiam a rosácea, devendo ser evitados. Estes constam de: problemas emocionais, hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposicão solar, ácool, alimentos picantes e quentes, vasodilatadores ou químicos.

Como a pele das pessoas com rosácea é sensível, devem limpar a pele com um leite suave, sem a esfregar, usar produtos sem gordura, hidratantes com ácido hialurónico e manteiga de Karité.

Podem usar maquilhagem, com textura neutra e hidratante, mas devem evitar o frio intenso e calor.

Os tratamentos a fazer são atópicos, com antibióticos, ou cirurgia a laser. Esta trata com sucesso os sintomas e faz desaparecer os derrames.

Há clinicas especializadas para a tratar bem como cosméticos apropriados.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Rosácea -problema de pele

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    24-07-2014 às 05:45:43

    Realmente, essa rosácea se não for tratada causa muito desconforto, ainda mais com a autoestima. Sempre os problemas na pele nos causam tristeza, ainda mais no rosto, pois é onde as pessoas logo reparam. É melhor se esforçar para tratá-la.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoteresa rodrigues

    25-06-2013 às 04:05:38

    estou muito preocupada pois o texto que acabei de ler acerca das rosaceas ´´e tudo o que se aplica a mim e ao meu rosto.estou triste e com a minha auto estima muito em baixo

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    09-08-2012 às 11:45:54

    Os problemas dermatológicos são muito desagradáveis à vista e inestéticos. Deste modo é necessário cuidar deles o melhor possível, a fim de serem tratados e completamente eliminados. Além disso deve ir-se também regularmente ao dermatologista, para analisar a pele.O fundamental, em caso de rosácea, é evitar os fatores de risco, que favorecem o seu aparecimento. è muito importante ter alguns cuidados essenciais, como: Criar hábitos de vida e alimentares saudáveis;Sem uma hidratação adequada e nutrição, a pele torna-se baça, desidratada, flácida e envelhecida precocmente. Deve aplicar-se sempre um um protetor solar e evitar as exposições aos raios UV e UVA. A automedicação deve ser excluída.Quem sofre de rosácea deve lavar sempre a pele do rosto com água morna ou um leite hipoalergénico muito suave, sem esfregar a pele. Não se deve usar cremes com corticóides para tratar as lesões que surjam na face ou no corpo.Os problemas de pele agravam-se com o stress, por isso deve ser também evitado no caso de se sofrer de rosácea. As refeições devem ser bem mastigadas e não se deve comer á pressa. Deve anda beber-se muita água para hidratar o corpo por dentro e por fora.São diversos os fatores envolvidos no surgimento desta doença. Os mais comuns são a predesposição genética, alterações emocionais, hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, consumo de bebidas alcoólicas, ingestão de alimentos quentes e picantes.A rosácea identifica-se com os seguintes sintomas: vermelhidão no rosto ou corpo, vasos sangúineos dilatados, pequenas lesões cutâneas salientes e circunscritas, acompanhadas ou não de pus. Neste caso deve consultar-se um dermatologista.A pele das pessoas com rosácea é sensível a cosméticos e produtos com químicos, pelo que o melhoe é lavar o rosto com água tépida, evitando as temperaturas muito frias ou muito quentes.Para limpar o rosto recomenda-se uma toalha macia, sem nunca esfregar a pele. Podem ser utilizados cosméticos de limpeza e cuidados específicos cuja função é, proteger do frio/calor, pela exposição solar, e pela dilatação dos vasos.Há produtos adequados para o flush típico da rosácea Calor local. Como a pele fica grossa e desidratada, torna-se conveniente usar produtos com textura não gordurosa, para não agravar o pus. A manteiga de Karité e ácido hialurónico são ideais para repor a hidratação.

    ¬ Responder

Comentários - Rosácea -problema de pele

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios