Remédios que deve ter sempre em casa



Assim, saiba que dentro da sua farmácia deve ter sempre um antisséptico para tratar as feridas, um creme ou gel anti-histamínico para combater as picadas de insetos e analgésicos e antipiréticos, eficazes contra a dor e febre (esta deverá sempre ser medida primeiro – pode não haver necessidade de tomar o comprimido). Pode ainda guardar no armário um xarope para a tosse (tome-o apenas quando esta se tornar incomodativa), saia de frutos, para fazer frente à azia, uma bisnaga de creme para aplicar em caso de dores musculares e um descongestionante nasal (em todo o caso, prefira sempre o soro fisiológico, sem efeitos adversos). Obviamente que, se sofrer de doença crónica, terá de guardar igualmente os medicamentos prescritos pelo seu médico e que se aplicam apenas a si.
Para além de medicamentos propriamente ditos, convém também ter sempre à mão um termómetro, compressas esterilizadas, fita adesiva, pensos rápidos, ligaduras elásticas, pinças, uma tesoura de pontas arredondadas e um pano limpo. Guarde ainda ou exponha num local visível números de telefone importantes como o dos bombeiros mais próximos da sua zona de residência, do Centro Anti-Venenos e da farmácia. Um manual de primeiros socorros também costuma acompanhar este tipo de artigos e informações.
Finalmente, saiba que não deverá guardar os medicamentos em qualquer lado. Assim, evite locais facilmente acessíveis para as crianças que, guiadas pela curiosidade, poderão dar origem a acidentes graves. Guarde os medicamentos em locais altos, seguros (trancados com chave ou fecho) e afastados de fontes de calor, luz e humidade, logo, a cozinha ou a casa de banho não são, de todo, bons sítios para os manter (apesar de serem os mais frequentemente utilizados). Todavia, o local escolhido – o escritório, por exemplo – deverá estar bem iluminado uma vez que muitos erros graves cometem-se por falta de visibilidade. Os medicamentos devem, também, ser guardados dentro das suas caixas originais, acompanhados da respetiva bula e, preferencialmente, deverão estar arrumados por grupos ou tipos: os de aplicação exterior, os orais, os das crianças, etc. Verifique com regularidade a data de validade dos mesmos e entregue na farmácia todos aqueles cuja validade já tiver expirado. Nunca consuma medicamentos fora da data de validade, pois muitos, para além de perderem a sua eficácia, podem mesmo tornar-se perigosos, devido a alterações profundas das suas características originais. Finalmente, entregue sempre os medicamentos fora de prazo na farmácia, cujos técnicos saberão encaminhá-los para um destino seguro e apropriado.

Comentários ( 1 ) recentes
aline sales
26-09-2009 às 19:06:41adorei,muito bem.
¬ Responder
Comentários - Remédios que deve ter sempre em casa
voltar ao textoVeja na Rua Direita


