Regras para um sono revigorante
Para além do óbvio papel passivo, retemperador em termos físicos e cognitivos, o sono tem, em especial no homem, uma funçao ativa de consolidação de memória.
Ao longo do tempo, os hábitos condições e necessidades vão mudando, provocando alterações no quotidiano, com impacto, também na forma e tempo de sono. Este vai progressivamente diminuindo, tornando-se fragmentado, com a idade.
Os idosos queixam-se, com frequência de perturbações de sono, que na realidade, são a normal progressão deste padrão natural, segundo a opinião de alguns neurologistas.
Tal facto pode ser devido à mudança de hábitos e ao uso e abuso de fármacos sedativos e hipnóticos, que contribuem para desregular o padrão do sono. Por outro lado, não existe nenhuma regra universal para o sono, este é individual e varia de pessoas para pessoa.
O paradigma de oito horas de sono trata-se apenas de uma média, não mais do que isso. O que acontece é que algumas pessoas recuperam energias com seis ou sete horas, outras necessitam imperiosamente de oito, nove ou dez horas, para ficar em forma.
Depois, ainda há pessoas mais noturnas, que se regem por outros horários, tornando-se difícil conciliar com outras, que acordam cedo e funcionam melhor de dia.
Seja qual for o padrão do sono, a verdade é que dormir pouco, ou não dormir convenientemente prejudica muito a qualidade de vida e a saúde em geral.
A sua privação repercute-se no funcionamento diurno, ocasionando dificuldades de cncentração, memorização e execução de tarefas que exigem precisão.
Além disso, são ainda lesivas na produtividade, qualidade e segurança social e familiar.
Mas, infelizmente os hábitos de deitar cedo e cedo erguer estão cada vez mais afastados da realidade porque o horário de deitar é cada vez mais tardio e o de levantar mais tarde.
Esta situação acontece também nas crianças, o que contribui para a quebra do rendimento escolar e hiperatividade.
Posto isto, as pessoas adormecem cada vez mais exaustas e acordam já cansadas.
Mas, não dormir convenientemente pode tornar-se grave e entrar inclusive no campo patológico. Daí resulta frequentemente perturbações ligadas a ansiedade ou depressão e apneia do sono, em que ocorrem pausas respiratórias durante a noite e baixa oxigenação cerebral.
A fim de minorizar estes problemas deve criar-se um ambiente adequado para dormir mais e com maior qualidade.
Para surtir o efeito desejado o quarto deve ser calmo, silencioso, obscurecido e com a temperatura ideal.
Estabelecer uma rotina para relaxar pode ajudar a desligar, como seja um banho tépido, ler um livro ou ouvir a música preferida.
Aos fins de semana o horário deve ser também mantido para não alterar o padrão do sono, pois este requer disciplina e um ritmo natural.
Deste modo o sono é revigorado e permite um maior dinamismo para enfrentar as lides do dia a dia.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
30-07-2012 às 11:44:45Quem não gosta de dormir um bom sono a fim de retemperar as forças?. De fato, dormir bem é o melhor modo de restabelecer as energias do corpo e da mente. Mas para isso é necessário ter um bom ambiente no quarto.O quarto deve estar em perfeitas condições ambientais para gerar um sono saudável. Este deve constar de oito horas diárias, para não deixar fluir o esgotamento nervoso tão típico da nossa era.Ter um quarto confortável, arejado e com luz ajuda a equilibrar as energias, indispensáveis à boa disposição e saúde do corpo e mente. Contribui para repousar e descansar o físico, que por sua vez repousa a mente.Nada pior para a saúde do que dormir mal de noite e não descansar.Com efeito, um sono revigorante é um dado importantíssimo que conduz á harmonia do corpo e da mente. Basta dormir bem para as defesas e energias serem completamente restabelecidas.Fazer refeições leves ao jantar, dar um passeio e conviver, ajudam a dormir melhor à noite. O excesso de televisão e vida demasiado caseira e sedentária são hábitos nocivos, para um sono revigorante.Ter hábitos saudáveis de vida, contribui muito para o cumprimento das funções vitais do organismo. Assim, o caminhar e fazer desporto com equilíbrio, ajuda a um acréscimo de saúde, ao invés de doença.Comer em demasia, frequentemente, e não fazer caminhadas ou andar de bicicleta três vezes por semana, podem contribuír muito para uma desarmonia e desiquilíbrio do organismo. Por isso, deve combater-se a preguiça de andar ou comer muito e não saír à noite.Para dormir bem de noite é necessário ter hábitos de higiene corporar e à mesa, bem como um ambiente acolhedor no quarto. Estes são requisitos importantes para dormir as horas necessárias ao bem-estar.A fim de restaurar as forças que se perdem ao longo do dia, é necessário eliminar as preocupações, na hora de dormir, substituindo-as por uma música suave, meditação ou leitura suave.O stress da vida quotidiana á cada vez mais agressivo, mas cabe a cada um substituí-lo por coisas que restaurem a harmonia e saúde do organismo. Com efeito há cada vez mais técnicas para adquirir essa harmonia. Basta arranjar aquela que é mais adaptada a cada um. pode ser por exemplo a meditação, ginástica, uso de mantras, ouvir música ou simplesmente conversar.
¬ Responder