Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Recuperação após AVC

Recuperação após AVC

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 4
Recuperação após AVC

O AVC é uma das principais incapacidades do adulto, além de ser também uma das principais causas de morte em vários países do mundo.

Segundo estimativas , o AVC afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano e nos últimos verifica-se uma incidência crescente em adultos e jovens o que acarreta problemas a nível económico.

Contudo, a melhoria dos cuidados de saúde nos países desenvolvidos veio permitir a redução de mortalidade associada ao AVC e, ainda a redução de pessoas portadoras de incapacidade integradas na sociedade.

O AVC é causado por uma alteração da circulação sanguínea cerebral, originando lesões nas células da àrea cerebral afetada.

Pode ainda descrever-se como a instalação súbita de sinais de disfunção cerebral focal ou global, com mais de 24 horas de evolução ou que causa a morte em menos de 24 horas, sem causa aparente, além da patologia vascular.

A situação dos doentes, manifesta-se ddependendo da àrea do cérebro atingida, da estensão da lesão cerebral, do estado geral do organismo e de outras características do doente.
Quando se dá um AVC é considerada uma situação de urgência médica.

Os sintomas de alarme, incluem a alteração de equilíbrio, alteração de visão,alteração de linguagem, assimetria da face e alteração de força muscular num dos membros.

Em face da suspeita destes sinais, deve levar-se o doente, imediatamente ao hospital, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de se obterem melhores resultados.

Após os cuidados iniciais e estabilizada a situação clínica e neurológica, a maioria dos doentes ainda continua com sequelas da situação aguda da doença.

Por isso devem iniciar , assim que possível, os cuidados de reabilitação, uma vez, que a atividade motora e a recuperação funcional dependem, dos tratamentos dereabilitação adequada, numa instituição ou centro de reabilitação.

Estes centros têm como função restabelecer, tanto quanto possível, a função perdida pelo paciente, de modo a potenciar as capacidades funcionais, recuperar as funções motoras e cognitivas, de acordo com as necessidades e potencialidades de cada caso.

Além de tentar recuperar as deformidades articulares, também tratam as lesões da pele, dor, infeções e obstipação.

O retabelecimento do convívio social e sua reintegração com uma melhor qualidade de vida, são ainda objetivo dos centros de reabilitação.

A equipa coordenada por médicos especialistas de reabilitação, desenvolvem também um trabalho intensivo com as famílias, que têm um papel fundamental neste processo.

O principal centro de referência é o Centro de Reabilitação de alcoitão, que está vocacionado para a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência de predomínio físico ou multideficiência, congénita ou adquirida em qualquer idade, provenientes de todo o país, e recebe doentes com sequelas de AVC, para reabilitar as funções motoras, de comunicação e cognitivas.

Este é um centro que dispôe de àreas inovadoras, como tratamento com toxina botolúnica, treino de marcha suspensa, em piscina, reabilitação percetiva/cognitiva com meios informáticos e reeducação robotizada do membro superior.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Recuperação após AVC

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

812 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    19-07-2014 às 23:52:09

    Muito bom...importante a recuperação após AVC e a pessoa precisa muito querer a ter uma vida normal.

    ¬ Responder
  • Elisa Lanfranchi

    02-01-2013 às 14:31:51

    Tenho 49 anos, há 09 tive acidente encifelico, AVC

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:36:55

    Depois de um AVC é necessário fazer reabilitação para minorizar as sequelas físicas e psicológicas do doente.Como há partes do corpo, nomeadamente braço e perna, que ficam paralisadas, é nnecesário fazer fisioterapia para recuperar a imobilidade.Há centros especializados para reabilitar após AVC, sendo o de Alcoitão o mais famoso e especial.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:12:52

    os sinais de alerta do avc são boca dormente, dificuldade em andar, dor de cabeça permanente, voz trémula, entre outros. as pessoas com estes sintomas devem procura de imediato um médico nas 3 horas seguintes. deve evitar produtos gordos, como a carne vermelha, controlar o colesterol e os níveis de açúcar. o melhor mesmso é prevenir com uma alimentação saudável.

    ¬ Responder

Comentários - Recuperação após AVC

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios