Recuperação após AVC
Segundo estimativas , o AVC afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano e nos últimos verifica-se uma incidência crescente em adultos e jovens o que acarreta problemas a nível económico.
Contudo, a melhoria dos cuidados de saúde nos países desenvolvidos veio permitir a redução de mortalidade associada ao AVC e, ainda a redução de pessoas portadoras de incapacidade integradas na sociedade.
O AVC é causado por uma alteração da circulação sanguínea cerebral, originando lesões nas células da àrea cerebral afetada.
Pode ainda descrever-se como a instalação súbita de sinais de disfunção cerebral focal ou global, com mais de 24 horas de evolução ou que causa a morte em menos de 24 horas, sem causa aparente, além da patologia vascular.
Quando se dá um AVC é considerada uma situação de urgência médica.
Os sintomas de alarme, incluem a alteração de equilíbrio, alteração de visão,alteração de linguagem, assimetria da face e alteração de força muscular num dos membros.
Em face da suspeita destes sinais, deve levar-se o doente, imediatamente ao hospital, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de se obterem melhores resultados.
Após os cuidados iniciais e estabilizada a situação clínica e neurológica, a maioria dos doentes ainda continua com sequelas da situação aguda da doença.
Por isso devem iniciar , assim que possível, os cuidados de reabilitação, uma vez, que a atividade motora e a recuperação funcional dependem, dos tratamentos dereabilitação adequada, numa instituição ou centro de reabilitação.
Estes centros têm como função restabelecer, tanto quanto possível, a função perdida pelo paciente, de modo a potenciar as capacidades funcionais, recuperar as funções motoras e cognitivas, de acordo com as necessidades e potencialidades de cada caso.
Além de tentar recuperar as deformidades articulares, também tratam as lesões da pele, dor, infeções e obstipação.
O retabelecimento do convívio social e sua reintegração com uma melhor qualidade de vida, são ainda objetivo dos centros de reabilitação.
A equipa coordenada por médicos especialistas de reabilitação, desenvolvem também um trabalho intensivo com as famílias, que têm um papel fundamental neste processo.
O principal centro de referência é o Centro de Reabilitação de alcoitão, que está vocacionado para a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência de predomínio físico ou multideficiência, congénita ou adquirida em qualquer idade, provenientes de todo o país, e recebe doentes com sequelas de AVC, para reabilitar as funções motoras, de comunicação e cognitivas.
Este é um centro que dispôe de àreas inovadoras, como tratamento com toxina botolúnica, treino de marcha suspensa, em piscina, reabilitação percetiva/cognitiva com meios informáticos e reeducação robotizada do membro superior.
Comentários ( 4 ) recentes
- Briana
19-07-2014 às 23:52:09Muito bom...importante a recuperação após AVC e a pessoa precisa muito querer a ter uma vida normal.
¬ Responder - Elisa Lanfranchi
02-01-2013 às 14:31:51Tenho 49 anos, há 09 tive acidente encifelico, AVC
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
18-09-2012 às 10:36:55Depois de um AVC é necessário fazer reabilitação para minorizar as sequelas físicas e psicológicas do doente.Como há partes do corpo, nomeadamente braço e perna, que ficam paralisadas, é nnecesário fazer fisioterapia para recuperar a imobilidade.Há centros especializados para reabilitar após AVC, sendo o de Alcoitão o mais famoso e especial.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 16:12:52os sinais de alerta do avc são boca dormente, dificuldade em andar, dor de cabeça permanente, voz trémula, entre outros. as pessoas com estes sintomas devem procura de imediato um médico nas 3 horas seguintes. deve evitar produtos gordos, como a carne vermelha, controlar o colesterol e os níveis de açúcar. o melhor mesmso é prevenir com uma alimentação saudável.
¬ Responder