Raios solares UV
Deste modo os mecanismos de protecção naturais da pele são desacelerados, diminuindo a regeneração celular e fragilizando a barreira cutânea.
Os radicais livres são moléculas produzidas pelo nosso corpo, decorrentes do uso do oxigénio nas reacções químicas do organismo.
Há factores que fazem produzir essa molécula em excesso, destruindo a sua protecção natural. Os maiores causadores deste dano são: o sol, a poluição, bebidas alcoólicas, tabaco, má alimentação e stress.
Com o passar dos anos, o organismo não consegue neutralizá-los e o seu sistema de protecção natural torna-se insuficiente. Por isso surge a necessidade de se combaterem para não fazerem mal inestéticamente.
O maior dano causado por esta insuficiência de radicais livres é o envelhecimento cutâneo precoce.Assim, as fibras que deveriam sustentar a pele perdem firmeza e fazem surgir as rugas.
O que fazer então para atacar os radicais livres?.
Em primeiro lugar é fundamental ingerir vitamina A e E que se encontram presentes nos alimentos e nos cosméticos<.
A renovação celular é fundamental para manter as funções protectoras. É pois um processo natural em que as células novas passam da camada profunda da epiderme para a superfície. Esta camada mais profunda é a chamada germinativa e pode gerar novas células de forma contínua. As novas células são como que empurradas para cima.
Para não deixarmos a nossa pele envelhecer em virtude dos factores nocivos, convêm tratá-la convenientemente todos os dias. Para além de a limparmos bem devemos usar cremes de tratamento com vitaminas e compostos adequados para uma verdadeira regeneração das células. A sua protecção contra os raios solares UVA UVB é extremamente aconselhada.