Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Queimaduras: o que não deve fazer

Queimaduras: o que não deve fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 188
Comentários: 14
Queimaduras: o que não deve fazer

As queimaduras mais comuns derivam de acidentes domésticos, com origem em água a ferver ou vapor, no contacto com lume (por exemplo, de uma lareira), com objetos quentes ou com produtos químicos, na exposição às radiações solares, em choques elétricos, etcétera.

Daqui podem decorrer queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau. As de primeiro grau manifestam-se por vermelhidão, inchaço e dor. Nas de segundo grau, a dor é mais intensa e aparecem, normalmente, bolhas ou humidade na região afetada. As queimaduras de terceiro grau são as mais graves, a pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada e a dor é subtil ou inexistente. Nestes casos, o transporte da vítima ao hospital é urgente.

Seja qual for o tipo de queimadura e o seu grau, há procedimentos a pôr em prática e coisas que não se devem fazer. Diante de uma pessoa queimada, não se devem colocar sobre a zona lesada alimentos como leite, manteiga, óleo (nem qualquer outra gordura), cebola, ovo, café, etcétera, assim como produtos domésticos (álcool, pasta dentífrica, …). As pomadas sem orientação médica também estão interditas. Não é, de todo, sensato tentar tratar o padecente sem instrução na área da medicina, pois, além de não se saber como curar a lesão, ainda se pode agravar o estado da mesma.

Em caso de incêndio, se as roupas estiverem em chamas, não se deve deixar a pessoa correr (já que a deslocação do ar favorecerá a combustão). Se for preciso, deita-se o indivíduo no chão e cobre-se com um cobertor, tapete, casaco, ou outro material grosso; nessa impossibilidade, faz-se rebolar para apagar as labaredas.

A região queimada jamais pode ser tocada, nem as bolhas furadas (tal como puxar a pele das bolhas que rebentaram). A roupa que se encontrar colada à queimadura não se remove; se for necessário, corta-se e deixa-se a que está agarrada à pele. A ferida não deve ser coberta com algodão nem refrescada com gelo ou água gelada.

Uma pessoa que sofreu uma queimadura tem de estar bem hidratada e, na presença de dores fortes, tomar um analgésico. Se a superfície atingida for mantida acima do resto do corpo, o inchaço diminui. A primeira coisa a fazer, se se tratar de uma queimadura do primeiro grau, é aplicar água fria imediatamente e tapar o ferimento com gaze. Face a uma ocorrência do segundo grau, a dita gaze deve ser embebida em vaselina esterilizada.

Perante queimaduras químicas, invariavelmente graves, há que retirar com bastante rapidez as roupas da vítima, cuidando para que não se queimem as próprias mãos. Posteriormente, lava-se o local com água corrente e abundante durante cerca de dez minutos (ou quinze, se forem os olhos os afetados). De seguida, enxuga-se gentilmente, tapa-se com algo limpo e seco e procura-se ajuda imediata de um médico.

Nas queimaduras solares, refresca-se a pele com compressas frias, mantendo-se a pessoa à sombra, em local fresco e ventilado. Beber muitos líquidos é essencial, tal como recorrer aos serviços de saúde.


Maria Bijóias

Título: Queimaduras: o que não deve fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 188

789 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoo lalapp

    05-03-2014 às 20:36:49

    eu me queimei a um dia e eu puxei a bolha com o dente oque faço para parar de doer e a minha é de segundo grau, ela esta toda vermelha com as blha estouradas autas oque faço para pararar de doer

    ¬ Responder
  • carmem silva

    31-10-2013 às 16:15:16

    quemi os meus dedos com gordura,e fez bolhas todos me disseram para furar, agora entendi porque não posso fazer isso. obrigada por nos da essa orientação.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopp olá

    28-10-2013 às 02:16:29

    se nós temos uma queimadura, pq não podemos comer de imediato?

    ¬ Responder
  • Jorge Luiz

    23-09-2013 às 04:11:41

    Uma pessoa que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus, podem beber água logo após o acidente ?

    ¬ Responder
  • italo

    20-03-2013 às 15:38:00

    o que nao se deve fazer em caso de quemadura

    ¬ Responder
  • rayane s

    19-06-2012 às 15:09:35

    adorei me ajudou no trabalho de ciencias!!!

    ¬ Responder
  • Planos de Saude e Odontologicoschristian

    24-03-2012 às 15:10:14

    se ja estourou a bolha e rancou a pele oq fas para aquele machucado sarar mais rapido
    e els vai ficar toda ora molhado saindo um liquido dela
    a FUI QUEIMADO COM OLEO DE FRIGIDEIRA

    ¬ Responder
  • RONALDO

    28-12-2012 às 18:15:43

    E SÓ IR AO MÉDICO E NÃO A CURANDEIRO, COMO FARMACÊUTICOS MILAGROSOS

    ¬ Responder
  • ana lizana liz

    10-03-2011 às 19:07:06

    Gostei me salvou de todas as porcarias da internet para o meu trabalhoo de ciências...
    Obrigada!

    ¬ Responder
  • soldado maciel.df cailandiasoldado maciel.df cailandia

    13-09-2010 às 21:33:31

    mito bom me tirou do sanha
    valeu
    smu bpeb

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoalice ribeiro

    19-07-2010 às 20:24:09

    e queimaduras com gelo como se devem tratar?

    ¬ Responder
  • marcelino

    26-01-2013 às 01:03:43

    como devo proceder em uma queimadura com gelo comum e gelo seco ???? obrigado desde ja

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatacha

    22-02-2013 às 09:06:13

    nem um dos 2. o gelo só piora, pois o gelo também queima.

    ¬ Responder
  • renanrenan

    14-04-2010 às 03:49:15

    ridicolo nao entendi nada!!!

    idiotas!!!

    ¬ Responder

Comentários - Queimaduras: o que não deve fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios